A Prefeitura de Sacramento, através do setor de controle de natalidade canina, desde o mês de abril vem realizando diversos procedimentos para a diminuição de cães de rua. Segundo a assessoria de comunicação, até o dia 25/09, 404 cães haviam recebido algum tipo de cuidado do poder público, com considerável diminuição, conforme explica Wanderley Ramalho, responsável pelo controle de natalidade canina no município.
“- Qualquer cidadão pode perceber que houve a diminuição da população canina nas ruas da cidade. Em outros tempos, tínhamos tantos chamados que não conseguíamos atender a todos. Hoje realizamos um trabalho exemplar para o Município e queremos sempre contar com a ajuda dos moradores, através dos procedimentos realizados pela veterinária Carla Menezes, que venceu processo licitatório”, avaliou.
De acordo com o secretário de Saúde, Adriano Magnabosco, os procedimentos são custeados com recursos próprios do Município e, só é usado somente para cães e gatos que são moradores de rua, isto é, não podem ser feitos procedimentos em animais que têm donos fixos.
Conforme a médica veterinária, Gabriela Jacob diretora da Vigilância em Saúde, são feitas castrações, vermifugação e, se necessária a eutanásia. “A clínica tem uma estrutura completa para cirurgia; internação pós-cirúrgica com medicação e alimentação adequada, entre outros métodos clínicos”, disse, informando que, em caso de ocorrência com cães de rua, o cidadão pode entrar em contato com a Vigilância Saniária.
Para o prefeito Bruno Scalon Cordeiro, o trabalho visa o controle da população canina na cidade. Todos os procedimentos visam o controle da população canina, portanto, o nosso cuidado com os animais é uma ação de prevenção na saúde, evitando as principais doenças dos cães de rua”. (PMS/Redação ET)