A presidenta da APAE, Susney Jerônimo, compartilhou foto do deputado Léo Portela editada em sua página na internet, para desmentir informação do deputado afirmando que estava enviando mais recursos do Governo do Estado de Minas Gerais para a APAE de Sacramento, através do convênio nº 133/2013.
A presidenta esclarece que o convênio foi firmado diretamente entre a APAE de Sacramento e SEDESE (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social) em 2013, mas o programa existe desde 2006 em todo o Estado de Minas Gerais. “Portanto não tem nenhuma ligação com o deputado Léo Portela ou qualquer outro parlamentar, e nem é um recurso voltado para APAE de Sacramento”, frisou, esclarecendo que a verba é destinada à Casa Lar.
“- Desde 2006, a APAE administra a obra social, Casa Lar, localizada em uma residência em frente à Escolinha Tio Tofe. A Casa Lar abriga seis pessoas portadoras de necessidades especiais, sempre na dependência de cuidados diários. Cabe à APAE a contração de pessoal, cuja responsabilidade é a de zelar 24 horas pelo bem estar físico, mental e moral de seus internos. Elaboramos, ao final de cada exercício a devida prestação de contas, comprovando os gastos de várias despesas: contratação de seis funcionários cobrindo três turnos, aluguel, água, luz, telefone, alimentação, despesas médicas, higiene, vestuários, além de outras despesas existentes”, esclareceu Susney.
Informa ainda a presidenta que o convênio, no valor de R$ 600 mil, é destinado à manutenção da Casa Lar durante cinco anos, liberado em três parcelas anuais, no valor de R$ 42 mil cada uma. “O documento veiculado no facebook do deputado Leo Portela, nada mais é do que a última parcela a ser depositada no ano de 2015, tão aguardada para dezembro, pois lembramos que é mês de 13º salário e, em janeiro, o mês de reajuste salarial”, esclareceu mais.
Susney finaliza afirmando que a APAE se sente honrada ao ser lembrada pelo deputado Léo Portela e o convida a visitar a instituição, destacando que o prédio onde funciona a Casa Lar de Sacramento é alugado e a própria Apae tem necessidades urgentes de construir uma nova cozinha, além de várias outras reformas e implementações, razão de fazer esse apelo ao deputado, no sentido de viabilizar recursos para a Apae, uma vez que demonstrou esse interesse. O esclarecimento foi postado no dia 16 e está assinado pela presidenta Cibele Magnabosco; diretora administrativa, Susney Jerônimo, e demais diretoras.