Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

VEREADOR MARZOLA DENUNCIA SITUAÇÃO DO LIXO NA CIDADE

Edição nº 1421 - 04 Julho 2014

O vereador Márcio Luiz de Freitas (Marzola) utilizou a tribuna da Câmara na última sessão do semestre, dia 30, para fazer uma veemente crítica contra o serviço de limpeza pública na cidade executado pela empresa Eficiência Serviços Facilites Ltda., com sede na av. Marcos de Freitas Costa, 37, em Uberlândia, contratada pela Prefeitura via licitação, pelo preço de R$ 138.000,00 e, posteriormente, após nove meses, reajustado para R$ 176.000,00.

Marzola denuncia o superfaturamento da contratação, uma vez que o mesmo serviço era executado pela administração anterior pelo preço de R$ 47.000,00. Veja o que disse o vereador Marzola:

“Quando esse serviço foi terceirizado pelo ex-prefeito Wesley De Santi Melo, o Baguá, um ex-vereador, que hoje faz parte do secretariado do prefeito Bruno, criticou o valor, denunciando na época suspeitar de superfaturamento. Pois bem, iniciado o governo do atual prefeito, o mesmo serviço foi contratado por três vezes mais, ou seja, R$ 138 mil, e, nove meses depois, reajustado para R$ 176 mil. 

Me vem a mente o slogan do atual governo, 'Sacramento volta a sorrir', que mais parece anúncio de pasta dental, 'sorridente', 'sorrir'... Mas sorrindo mesmo devem estar os que estão por trás desta empresa de lixo. Com dentes limpíssimos, mas deixando os dentes de todos sacramentanos sujos e amarelos. É de se perguntar: 'Então, quem está praticando preços superfaturado nesse serviço, o Baguá, que contratou o serviço por R$ 47 mil ou o Bruno, por R$ 176 mil?” Com isso, nosso ex-vereador que questionava o valor da contração, hoje, pagando quatro vezes mais, acha tudo normal, deixando à mostra um largo sorriso. É, sacramentanos, a mordida está sendo muito pior do que a do Luiz Soares, jogador do Uruguai!

Com este novo método fracassado, notado por toda a cidade que é ineficiente, afirmando que na terça e quinta os caminhões estariam recolhendo lixo na zona rural, posso afirmar que os dois caminhões estavam estacionados no pátio do almoxarifado. Não foram recolher lixo algum na zona rural.

E o pior, uma empresa que se diz 'terceirizada', recebendo esse valor mensal, utiliza ainda o Almoxarifado da Prefeitura como garagem particular sua. E o Executivo acha tudo muito normal. Os caminhões estão ali utilizando espaço para sua manutenção, gerando gastos de água e energia de um patrimônio nosso, dinheiro do povo saindo pelos ralos, irresponsavelmente.

A insatisfação da população em relação ao recolhimento de lixo é geral e em toda cidade, pois lixos se acumulam nas vias. A cidade paga um dos mais caros serviços para um serviço que deveria ser de primeira qualidade e, no entanto, está muito aquém do desejado. Este serviço precisa ser modificado em todos os aspectos. Isto é direito do munícipe, que paga impostos altíssimos e tem que ter um bom serviço prestado.

Imagine, quem tem crianças em casa, ter que armazenar lixo dentro de casa por até três dias. Imagine uma fralda suja ficar aguardando o dia para ser coletada, imagine o mau cheiro.

Em razão de tanta irresponsabilidade, protocolei denúncia na sessão da câmara 30/06/2014,  através de requerimento, e, também, na Procuradoria de Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos, em Belo Horizonte”.