O Tribunal Superior Eleitoral alerta que e-mails de origem duvidosa estão circulando em nome da Justiça Eleitoral. As mensagens geralmente contêm um comunicado de cancelamento do título eleitoral e uma solicitação de atualização dos dados cadastrais do internauta, sob a falsa alegação de que uma suposta ausência dele como mesário teria gerado o cancelamento de seu título de eleitor.
A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de títulos eleitorais ou para convocar mesários – com exceção do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Sul (TRE/RS), que, mediante prévia e específica autorização do convocado, se utiliza desse tipo de correspondência para recrutar seus mesários. O TSE ressalta que não autoriza qualquer outra instituição a enviar e-mails em seu nome. (TRE/MG). Procon e ALMG lançam serviço antimarketing Os consumidores mineiros dispõem, a partir de agora,de uma ferramenta para bloquear o recebimento indesejado de ligações telefônicas ou SMS oferecendo produtos e serviços. Trata-se da Lista Antimarketing, que nasceu com aLei 19.095, de 2010, criada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Sistema de Bloqueio de Telemarketing por Ligação e SMS é um serviço gratuito gerenciado pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG).
Por esse serviço, o consumidor cadastra seus números de telefones fixos ou móveis e, dentro de no máximo 30 dias, estará livre do telemarketing durante um ano. Após esse período, o sistema envia uma mensagem para o e-mail do usuário alertando para a necessidade de revalidação do cadastro.
A lei não vale para entidades filantrópicas e empresas que sejam expressamente autorizadas pelo próprio consumidor. É importante saber também que o cadastro na Lista Antimarketing se aplica apenas aos números de telefone registrados no Estado de Minas Gerais. A lei determina ainda que o consumidor deverá cancelar o cadastro imediatamente caso deixe de ser o titular da linha.