O candidato a deputado federal, Carlos Mosconi (PSDB), 70, visitou Sacramento no sábado, 16, a convite do PV local, partido do vereador Pedro Teodoro Rodrigues Rezende, e indicação do deputado estadual Hely Tarquínio.
O presidente do partido, o dentista Ayrton Silva, justificou o apoio a Mosconi.
“- Até então, tínhamos um compromisso com Toninho Andrade (PMDB) pelo muito que ele fez pelo município, mas com a sua candidatura a vice junto a Fernando Pimentel, ficamos sem uma opção, que nos foi muito bem apontada pelo nosso candidato à reeleição estadual, o Dr. Hely, pela estreita relação dele com o Carlos Mosconi”.
Natural de Andradas, no Sul de Minas e radicado em Poços de Caldas, Carlos Mosconi é médico, formado pela UnB, especialista em Urologia, com residência no Hospital das Clínicas da USP.
Sua vida política começa quando eleito deputado federal pela primeira vez em 1983/1987, sendo reeleito mais três vezes, permanecendo no cargo até 2003, quando decidiu afastar-se da política, mas em 2006 foi eleito deputado estadual, reeleito em 2010.
Na Câmara Federal, foi o relator da Comissão de Saúde, na elaboração da Constituição Federal/88 e é o autor da Emenda Constitucional 29, que prevê a aplicação de 10% do PIB da União em Saúde e um dos idealizadores da campanha 'Mais Saúde', que atingiu sete milhões de assinaturas e, lamenta os vetos dos artigos que tratam dos repasses da União.
Eleito deputado estadual em 2006 e reeleito em 2010, Mosconi é um dos fundadores do PSDB no Estado e, ao longo de sua trajetória, ocupou vários cargos: Secretário Nacional de Assistência à Saúde, presidente do extinto Inamps, Secretário de Assuntos Municipais de Minas Gerais, vice-presidente da Comissão de Saúde do Parlamento Latino-Americano, presidente da Fhemig, Diretor-Presidente das Universidades de Alfenas (Unifenas) e de Itajubá (UniFei), dentre outros.
Na visita à cidade, Mosconi trouxe sua ficha de serviços e falou de sua plataforma eleitoral em sendo eleito.
“- Meu foco será a saúde, um dos maiores problemas do País, mas não posso me dedicar só a isto. Temos a questão das drogas, da violência, educação, segurança, questões que estamos longe de resolver. Tenho trabalhado muito por Minas e agora quero trabalhar por Sacramento. Acredito que juntar essa região e o Sul de Minas será muito bom, porque são as regiões mais prósperas do Estado”, destacou.