A prefeita de Conquista, Vera Lúcia Guardieiro (foto), cancelou a realização da Festa do Peão prevista para o mês de agosto. Em nota no sítio da Prefeitura, a prefeita apresenta duas justificativas: manter o equilíbrio das finanças e cuidados em relação à gripe H1N1, mais conhecida como gripe suína, que já matou seis pessoas na região. Em princípio, a prefeita Vera ideou substituir a dotação orçamentária destinada à festa na compra de vacinas contra a gripe, mas nem isso foi possível, devido a falta de recursos, por conta da queda de arrecadação. Veja, em resumo, as explicações da prefeita:
“Meus queridos amigos Conquistenses, a Festa do Peão, que estava sendo programada para acontecer no mês de agosto, a Administração, sensatamente, opinou pelo cancelamento de todo o evento, diante de fatalidades que andam acontecendo em nosso país, algumas delas focadas em nossa região, tais como a gripe H1N1 que, infelizmente está se agravando, e temos como recomendação e prioridade, evitar multidão, este é um dos fatores básicos e essenciais de nossa atitude – resguardar a saúde da população.
Num segundo momento, vem a preocupação com a instabilidade financeira do País, a qual deixa-nos transtornados e cautelosos com os gastos públicos, pois não podemos comprometer a folha de pagamento dos funcionários, as despesas com a Saúde, a Educação, Assistência Social, etc.
Pedimos desculpas se criamos expectativas nas pessoas que amamos, mas ressaltamos que, em uma Administração Pública, não somos donos e, sim, devemos fazer o que nos é possível, e eu, enquanto Prefeita, receio pelas consequências, e por isto, piso no chão, com disciplina, para administrar um bem que não é meu, e sim, do povo.