Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Marcelino Marra coordena V Conferência das Cidades

Edição nº 1358 - 19 Abril 2013

O seretário de Planejamento, Marcelino Marra, que participou de duas conferências, a terceira, como Secretário de Governo na gestão 2005/2008, e a quarta, como vereador  (2009/2012) foi o coordenador da V Conferência das Cidades, realizada nessa quinta-feira, 18, no Centro Administrativo e aberta pelo prefeito Bruno Scalon Cordeiro. 

O evento reuniu diversos segmentos para discutir, avaliar e definir as prioridades da política de desenvolvimento urbano dos municípios, conforme determina o Ministério das Cidades, que estabeleceu o seguinte tema, “Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana já”.

Segundo Marra, desde a criação do Estatuto das Cidades, em 2001, o Governo Federal passou a fortalecer as políticas públicas urbanas, criando inclusive o Ministério das Cidades. “A partir de então, o Governo ouve a sociedade através das conferências municipais e estaduais que dão  as diretrizes para as políticas urbanas do país. Nessa conferencia, o Governo vai apresentar as ações que estamos planejando para a mobilidade urbana, habitação, saneamento básico e drenagem. Enfim, tudo o que se refere á política urbana, a sociedade vai discutir  daqui para frente para Sacramento e, eleger os delegados que representarão a cidade na Conferencia Estadual, onde será elaborado um documento com as propostas do estado para subsidiar a Conferência Nacional”, explica, destacando a importância da presença dos diversos segmentos à conferência, como engenheiros, Câmara Municipal, imobilárias, membros do governo e da sociedade como um todo.