Uberlândia sediou no dia 1º de agosto o Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Centro Oeste, Noroeste e Sul de Minas Gerais. O Encontro, uma realização do Governo Federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Uberlândia e a Associação Mineira de Municípios (AMM) reuniu prefeitos, vices, vereadores e gestores. De Sacramento, participaram do encontro o prefeito Bruno Cordeiro, o secretário de Planejamento, Marcelino Marra, diretores e funcionários da Prefeitura.
O Encontro que contou com as presenças da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; do ministro Agricultura, Antônio Andrade; e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, teve como objetivo intensificar as orientações aos novos gestores públicos sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades, através de palestras e atendimento individual de representantes dos ministérios que mais têm ações no Estado.
A ministra Ideli Salvatti, responsável pela relação da Presidência da República com os municípios, explica que o Encontro tem o objetivo de dar continuidade às informações repassadas sobre as principais políticas públicas do Governo Federal, que foram apresentadas no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em janeiro, em Brasília, com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e de todos os ministros. Para a Ministra, essa é uma forma que o Governo Federal tem de qualificar as administrações municipais, os serviços públicos e garantir a continuidade dos programas executados em parceria com os municípios.
O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, garantiu que vai ser feito um pacote de medidas para amenizar a crise no setor. Além disso, prometeu melhorar o acesso as linhas de crédito para construção de armazéns.
Além das palestras, o Encontro contou com Salas de Atendimento, nas pastas da Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pesca e Aquicultura, Planejamento, Orçamento e Gestão, Integração Nacional, além da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Controladoria Geral da União (CGU) e da Caixa Econômica Federal.