Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Duas secretárias do governo Bruno pedem exoneração

Edição nº 1378 - 06 Setembro 2013

A secretária municipal de Saúde, Isabel dos Reis Camargo, pediu exoneração de seu cargo no último dia 23. Na semana seguinte foi a vez da secretária de Governo, a jornalista Gê Alves, que também entregou sua carta. De acordo com a assessora de comunicação da PMS, Alzira Borges, respondendo a emeio do ET, ambas alegaram “questões pessoais”.

Competente e experiente, com vários mandatos na área da saúde, nos dois mandatos do ex-prefeito Nobuhiro Karashima e depois em Araxá, Isabel Camargos representa uma grande perda no secretariado do prefeito Bruno Scalon Cordeiro. Entrevistada pelo ET, a ex-secretária não justificou os motivos que a levaram a pedir exoneração. Limitou-se a sorrir, afirmando que depois conversaria. Mas se despediu pelo feicebuque informando que deixou a cidade para trabalhar em Uberlândia. 

“- Na última sexta, dia 23, protocolei minha solicitação de exoneração pois no dia anterior recebi convite para trabalhar na Secretaria de Saúde de Uberlândia. Agradeço a Deus por essa oportunidade e pela chance que estou tendo de retornar a Uberlândia e cuidar de meus pais que estão idosos e que nos últimos meses passaram por muitos problemas de saúde e com os quais me senti negligenciando com minha ausência pois moram só (...)”, afirmou. 

Fontes que pediram sigilo informaram ao ET que Isabel estava descontente na pasta. Muitas de suas ações eram contestadas e havia discussões em alto tom com outro secretário, por conta de divergências nas ações, especialmente após reunião em que a secretária esteve prestando esclarecimentos na Câmara Municipal, diante da enxurrada de reclamações por parte da população. Afirma também a fonte um possível parentesco de Isabel com outro funcionário, o que caracterizaria uma forma de nepotismo (favorecimento do prefeito), vedado inconstitucionalmente.  

O dentista Maurício Marques Scalon, 55 anos, que desde janeiro está à frente da Secretaria de Meio Ambiente, passou a acumular também a função de secretário da Saúde, após ser empossado na segunda-feira, 2. A informação foi confirmada pela jornalista Alzira Borges, ressalvando: “sem contudo acumular remunerações”.

Também a secretária de Governo Gê Alves deixou a secretaria no final do mês de agosto, retornando a Uberaba. Até o fechamento desta edição, o prefeito não havia ainda indicado o novo secretário. 

Sobre o comentário a respeito da exoneração do secretário de Agricultura e Pecuária, Ricardo Brischi, envolvido em denúncia por crime de peculato, conforme matéria divulgada na mídia virtual, Jornal da Cidade – Sacramento, em resposta a emeio do ET, a jornalista Alzira Borges respondeu que  o secretário de Agricultura não foi exonerado e, sobre a denúncia, afirmou que, “oficialmente, não consta qualquer denúncia neste sentido”.

Informou o Jornal da Cidade – Sacramento que “o secretário usou o caminhão pipa da Prefeitura em seu empreendimento particular, o que caracteriza, crime de Peculato (quando o funcionário público aplica ao objeto material destino diverso que lhe foi determinado em benefício próprio ou de outrem)”. 

Procurado pelo ET, através da assessoria de comunicação da PMS, até o fechamento desta edição não havíamos recebido resposta.