Dois projetos de Lei, um de autoria do poder Executivo, atualização do Codema; o outro do vereador Pedro Teodoro Rodrigues Resende (foto), instituindo o Dia Municipal da Água, foram discutidos e aprovados na reunião ordinária do último dia 3.
Dr. Pedro justificou que “a oficialização da Semana da Água sugere a realização de atividades que visem incentivar os cidadãos sacramentanos a manter com os recursos hídricos atitudes de respeito e conservação. ‘‘Com isso, construiremos uma nova consciência e relacionamento dos cidadãos com este recurso natural, esclarecendo que conservação da água é sua utilização de forma que não ocorra desperdício e que não degrade a sua qualidade”, afirmou.
O Dia Municipal da Água, será comemorado no primeiro sábado de outubro, tendo como referência o Dia Interamericano da Água.
Sobre a Lei que rege o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema), a atualização dará ao órgão maior efetividade, além das adequações de natureza administrativa e operacional.
Ao justificar as adequações da Lei do Codema, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro, disse que o órgão possui relevante atuação na aplicação da política e normas ambientais da estrutura municipal. “Para que o município possa assumir definitivamente sua responsabilidade em questões ambientais de sua competência, ele precisa se adequar e passar a ser um órgão capacitado”.
Os dois projetos se tornaram leis na manhã do Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), após serem sancionadas pelo prefeito Bruno, na presença do vereador Pedro Teodoro, autor do PL do Dia Municipal da Água e demais vereadores, além da presença do vigário paroquial, Padre Paulo Henrique Martins, secretariados de governo, representantes dos órgãos ambientais e da Usina Hidrelétrica de Igarapava.
Para o secretário de Meio Ambiente, Maurício Marques Scalon, “as leis são mais um marco para chamar a população para a questão da sustentabilidade. São duas leis sancionadas que dirão com o tempo os resultados e os benefícios para nosso Meio Ambiente”.