A festa de 1º de Maio foi maior para as associações comunitárias de cinco comunidades rurais e para Horta Comunitária da Prefeitura, que fornece legumes e verduras para as entidades e escolas da cidade. Todas receberam implementos agrícolas, entregues pelo prefeito Wesley De Santi de Melo, em solenidade realizada no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha, na tarde do feriado. Os presidentes das comunidades de Desemboque, Divisa, Pinheiros, Santa Bárbara e Sete Voltas e da Horta Comunitária receberam os implementos graças a recursos viabilizados pelo deputado Paulo Piau com a contrapartida da Prefeitura, em solenidade que contou com a presença de Marco Túlio Azevedo Cury, assessor do deputado, impossibilitado de comparecer à solenidade. Presentes também o vice prefeito Pedro Teodoro Rodrigues Rezende; os vereadores Alex Venicio Bovi; Bruno Scalon Cordeiro; José Américo de Oliveira e Marcelino Marra Batista; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (SPRS), Hermógenes Vicente Ribeiro, além de diversos secretários de governo, dentre eles Luiz Constantino Bizinotto, secretário de Agricultura.
Na oportunidade, o prefeito anunciou também a doação pelo governo de Minas de uma ambulância Doblô, viabilizada pelo deputado Deiró Marra e entregue pelo prefeito ao médico Pedro Teodoro Rodrigues.
“Estes implementos vêm dar continuidade ao nosso projeto em prol do homem do campo”
O prefeito Wesley De Santi de Melo, falando da importância dos equipamentos, destacou que os implementos vêm dar continuidade ao seu projeto em prol do homem do campo. Ressaltando sua alegria em poder junto com o deputado entregar mais esse beneficio à zona rural, disse: “Ficamos satisfeitos em ajudar quem precisa, em dar condições ao homem do campo para continuar a cultivar a sua terra. Por isso, quero agradecer o deputado Paulo Piau, autor das emendas que possibilitaram a aquisição de todas essas máquinas. E, também ao deputado Deiró Marra pela ambulância, com ela somamos três UTIs e três ambulâncias para a cidade”, agradeceu, ressaltando o seu trabalho para a aquisição das máquinas com a contrapartida da Prefeitura.
Wesley anunciou ainda a viabilização de mais R$ 300 mil para a aquisição de um trator e mais equipamentos para a zona rural, através do deputado Toninho Andrade. “Tudo isso é porque queremos equipar o homem do campo, fazer com que ele tenha o mínimo necessário para que possa produzir, possa competir mais e, sobretudo, que possa se fixar no campo. Esse é o nosso intuito. Muitas pessoas falam que nossa administração é voltada para a zona rural, o que não é verdade. Trabalhamos por todos os segmentos, mas a zona rural estava muito carente, faltava muita coisa ao homem do campo e um investimento desses significa maior produção e maior renda. Os moradores da zona rural vão ter prazer em trabalhar na zona rural, porque verão resultados”, afirmou.
“Se o prefeito não buscar recursos nada acontece”
O assessor do deputado Paulo Piau, Marco Túlio Azevedo Cury, ao falar do beneficio às comunidades disse: “Esses implementos vão beneficiar diversas comunidades, muitas famílias, dando-lhes conforto para o trabalho na produção de alimentos”. Dirigindo-se ao prefeito Wesley, afirmou: “Baguá, o deputado federal Paulo Piau traz o recurso para beneficiar o município, mas se o prefeito não sabe ir buscar nada acontece. Parabéns a você pelo trabalho que vem fazendo. Todas as vezes que venho a Sacramento é uma grande alegria ver que a cidade está cada vez mais se desenvolvendo. Aos usuários desses equipamentos viabilizados pelo deputado, desejamos que façam bom proveito e que sirvam de fonte de trabalho e renda para vocês”, disse justificando a ausência do deputado e transmitindo o seu abraço a cada um das comunidades beneficiadas.
Trator e plantadeira para o Desemboque - Para Marilene de Paula Rezende, presidente da Associação Comunitária foi uma satisfação imensa receber a maquinaria. “Esses são os primeiros implementos que nossa associação recebe e vão ajudar muito, beneficiar muita gente. Agora, que ganhamos esses, vamos correr atrás para conseguirmos outros, até termos uma boa frota”, declarou, destacando que a Associação Comunitária do Desemboque existe há bastante tempo, esteve desativada por um período, mas agora funciona a todo vapor. Na hora de posar com as máquinas ., a líder rural teve a alegria de receber os aplausos ao ligar e acelerar o trator.
Pulverizador para Santa Bárbara - Leandro Antônio Pereira, presidente da Associação Comunitária, que recebeu o pulverizador, afirmou que o equipamento representa um ganho muito grande para a comunidade. “Vivemos do setor agrícola e o que nos falta hoje é um pulverizador. Ele chegou em boa hora, vai para a associação que trabalha em prol e em conjunto com os produtores rurais. Esse implemento servirá a toda a comunidade”.
Plantadeira, distribuidor de calcário e pulverizador para os Pinheiros - Denivaldo Moreira da Silva, presidente da Associação, destacando a importância dos equipamentos afirmou: “Esses implementos são muito importantes, porque vivemos numa comunidade pobre, mas que vem crescendo aos poucos, e faltava isso, máquinas para o pessoal produzir mais”, revelou, destacando que as máquinas são prioridades para os associados e depois vão para os não associados. “No final, associados e não associados são beneficiados com valores diferenciados, mas é bom a pessoa ser associada, porque ajuda a fortalecer a associação”.
Pulverizador e distribuidor de calcário para a Divisa - Célio Onésimo de Barcelos, presidente da associação elogiou a conquista. “Isso é uma força a mais para o pequeno produtor, um incentivo pra ele continuar na zona rural. Sem implementos como esses, hoje fica inviável produzir”, disse, ressaltando: “A associação está aí para isso, para atender às necessidades dos associados e para ter os benefícios, bastando ao produtor rural a boa vontade em participar. A contrapartida para o produtor é a participação na associação e quando os implementos estão disponíveis atendem aos não associados com valor diferenciado na hora trabalhada”.