As obras de revitalização do povoado do Desemboque estão na reta final. A informação foi prestada esta semana pela assessoria de imprensa do gabinete do prefeito Wesley De Santi de Melo. As obras, segundo a nota, darão ao histórico distrito do Desemboque uma nova cara com as melhorias que estão sendo implementadas pela Prefeitura, obras de revitalização e urbanização do patrimônio.
Para o prefeito “a obra atende aos anseios da população do povoado, pois o Município reconhece suas potencialidades turísticas através da importância histórica do considerado berço de toda a civilização do Triângulo Mineiro”.
Construídas através de convênio entre a Prefeitura de Sacramento e o Governo do Estado através da SETOP, o investimento é de mais deR$ 700 mil em obras de infraestrutura (pavimentação, praças, portal, reforma e acréscimo do salão comunitário) e pequenas reformas de manutenção e proteção das Igrejas de Nossa Senhora do Desterro e de Nossa Senhora do Rosário, e mais um convênio para a rede de esgoto, no valor de R$ 400 mil.
Segundo a diretora de Cultura, Virginia Dolabela, a pavimentação em paralelepípedos e as novas praças em pedras quartzito encontram-se em fase adiantada. A construção do portal, a reforma e acréscimo do Salão Comunitário também já estão em fase final.
O complexo histórico do Desemboque recebeu a visita dos técnicos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico IEPH/MG, através dos arquitetos Wellington e Marina, para fiscalização dos serviços e andamento da obra, assim como avaliação da Igreja Nossa Senhora do Rosário, que sofreu diversos danos com as chuvas entre dezembro a março.
De acordo com Virgínia, os trabalhos foram considerados muito bons e diversas orientações foram dadas ao responsável pelos trabalhos. Segundo a diretora de Cultura da Prefeitura, “a obra representa a criação de novas perspectivas sócio-econômicas para o povoado, principalmente para o desenvolvimento do turismo regional, pois o Desemboque está no entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra, possibilitando a criação de roteiros turísticos integrados”, explicou.