Como parte das atividades que antecedem a I Romaria 'Pe. Victor Coelho de Almeida', prevista para o próximo dia 11, o Museu Histórico 'Corália Venites Maluf' abriga até o dia 25 de fevereiro, uma exposição do Servo de Deus, filho da terra, que está em processo de canonização.
A iniciativa da Secretária de Cultura e Turismo recebeu total apoiodo prefeito Wesley De Santi de Melo, que descerrou a fita com o secretário Amir Salomão Jacob, ao som do Hino Oficial de Sacramento, executado pela banda Lira do Borá, no início da solenidade, que contou com as presenças do vice-prefeito Pedro Teodoro Rodrigues Resende, ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, vereador Carlos Alberto Cerchi, vereador licenciado Bruno Scalon Cordeiro, o fotógrafo Lester Scalon, responsável pela recuperação das fotos, Ivone Regina Silva, que junto com o cinegrafista ValdimarSisconeto (Shekiná) são os responsáveis pelo documentário que será exibido em Aparecida, após a inauguração do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, na sexta-feira, 10. Destaque também para a presença de amigos dos Redentoristas, devotos de padre Victor,dentre outros.
O prefeito Wesley, ao falar sobre a homenagem ao sacramentano dileto, lembrou a célebre frase do maior comunicador que a Rádio Aparecida já teve, quando dizia no seu programa diário, às 12h, “Os ponteiros apontam para o infinito”. “E hoje - disse o prefeito - esses mesmos ponteiros estão apontando a sua história nesta exposição organizada pelo superintendente Amir. Estamos felizes e orgulhosos por saber que Aparecida está preparando uma festa, uma festa para um sacramentano, que dará nome ao maior centro de eventosda América Latina. Este homem veio para evangelizar, é um servo de Deus, um filho que difundiu a mãe Aparecida que ocupa lugar de honra nesta exposição”.
“É uma honra e um orgulho maior ainda, que nos envaidece e nos enche de alegria – disse mais prosseguindo - quando ouvimos falar que somos da terra de padre Victor. Ficamosfelizes por saber que seu processo de canonização encontra-se adiantado pois, esse homem foi um empreendedor de Deus, um verdadeiro santo, que nasceu nas nossas terras”, afirmou, convidando os presentes para participarem da I Romaria de Padre Victor, informando que a a prefeitura vai ajudar com os ônibus. “Gostaríamosda presença do povo sacramentano em Aparecida neste dia”, finalizou.
Amir pede memorial na cidade
O secretário Amir Salomão Jacob, discorrendo sobre a história de padre Vitor, falou da oportunidade que é oferecida à cidade de estar em Aparecida nesta romaria. E a exemplo do Memorial Pe. Victor, que em Aparecida recebe milhares de devotos durante o ano,destacou: “Se hoje Aparecida recebe devotos por causa de Pe. Victor, amanhã Sacramento com todo apoio do Santuário Nacional, poderá estar recebendo pessoas em busca de Pe. Victor, isso se tivermos o tirocínio de entender a sua importância e voltar nossas atenções para sua figura”, afirmou, fazendo um pedido:
“Faço de público, um pedido ao senhor prefeito, que inclua em seu projetode governo, o mais rápido possível, o início da construção do Memorial Padre Victor, num espaço especialíssimo nesta cidade, para recolher seus pertences, como nos foi permitido, inclusive parte de suas relíquias, para assim Sacramento ter,como lhe é devido, um lugar de honra e veneração pública, a esse filho seu, que num futuro próximo será conhecido, reverenciado e venerado em todo o mundo. O tempo é agora, a oportunidade é agora e a ação também deve ser no tempo presente”, pediu.
Ivone Regina Silva, que por cinco dias, com a dupla Shekiná, ValdimarSisconeto e Márcia, percorreram várias cidadespor onde Pe. Victor passou, também usou a tribuna para enaltecer a figura do sacerdote sacramentano.
Encerrando a solenidade, o público ouviu a voz de Pe. Victor, na inauguração da rádio Sacramento, em 31/10/1981, por ocasião de sua última visita à cidade.
Festa de Padre Victor começa no dia 8
Um tríduo e atividades culturais, além da inauguração do Centro de Eventos e a 1ª Romaria marcarão as festividades alusivas ao servo de Deus, Pe.Victor Coelho de Almeida, entre os dias 8 a 12 em Aparecida.
O tríduo preparatório nos dias 8, 9 e 10 será celebrado em Aparecida e Sacramento e terá como tema a vida de Pe. Victor e seu trabalho, conforme programação abaixo:
1º dia: 8/2-Tema: Pe. Vítor Coelho: Personagem e Personalidade.
18h: Eucaristia na matriz basílica velha, seguido de evento celebrativo Memorial Missionários Redentoristas
19h: Missa na Igreja Matriz de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.
2º dia: 9/2 – Tema: Pe. Vítor Coelho: Homem de Deus
9h: Eucaristia no Santuário Nacional
19h: Missa na Igreja Matriz de Na. Sra. D'Abadia
3º dia: 10/02 – Tema: Pe. Vítor Coelho: Homem de Deus na Igreja
18h:Eucaristia no Santuário Nacional. Após a celebração,procissão para o Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida; inauguração da estátua; apresentação do projeto PEMSA e apresentação do documentário sobre Pe. Vítor Coelho.
19h:Missa na Igreja de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento
4º dia: 11/2 – Sábado: 1ª Romaria Nacional do Pe. Vítor Coelho de Almeida com a presença de romeiros e devotos sacramentanos e uma comissão de autoridades civis e religiosas.
Tema: Padre Vítor e a Vocação Universal à Santidade. 18h: Missa solene na Basílica.
5º dia: 12/2 – Domingo: Inauguração do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho (Entrada Franca). Como parte da programação de inauguração do Centro de Eventos, o Santuário Nacional preparou um show com o cantor Daniel.
Toda programação alusiva a Pe. Victor poderá ser acompanhada pela TV Aparecida, TV Canção Nova, RA, RCR e A12.com, inclusive o show, conforme divulgação do Santuário Nacional.