Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeito assina convênio para construção da Escola Técnica Profissionalizante

Edição n° 1303 - 30 Março 2012

 

Agora é fato, foi assinado o convênio para a construção da Escola Técnica  Profissionalizante  entre o prefeito Wesley De Santi de Melo e a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, na presença do secretário de Ciências e Tecnologia, Nárcio Rodrigues e o secretário Carlos Henrique, da rede municipal.

 

O convênio,  assinado na última sexta-feira, 23, em Belo Horizonte. Vale ressaltar que somente duas cidades em Minas Gerais foram contempladas com escolas técnicas, sendo as duas do Triângulo Mineiro, Sacramento e Tupaciguara.

O prefeito Wesley deve a viabilização dos recursos ao secretário Nárcio Rodrigues, a quem expressou o seu agradecimento, em nome da cidade,extendendo-o ao governador Antônio Anastasia e à secretária Ana Lúcia.

Pensando na importância de expandir o ensino médio integrado ao ensino técnico no Estado, a secretária Ana Lúcia explicou que o próximo passo é a definição dos cursos a serem ofertados em cada município. “Agora, vamos iniciar o trabalho de configuração dos cursos, como integrar o médio e o técnico nas capacitações que são necessárias, procurando sempre fazer isso de maneira inovadora e flexível, para que possamos atender as necessidades dos municípios”, explicou Ana Lúcia Gazzola. 

De acordo com o secretário Nárcio Rodrigues, as vocações e necessidades dos dois municípios podem auxiliar na definição dos cursos a serem ofertados nas escolas técnicas. “Essas duas novas unidades têm foco no desenvolvimento econômico. Em Tupaciguara, os investimentos vão oferecer a estrutura para formação básica, técnica e profissionalizante na área aeroespacial e aeronáutica. Já Sacramento, o foco pode ser mão de obra para o turismo e artesanato”, sugeriu.

Para a construção das escolas, a SEE assinou convênio com o MEC no valor de R$14 milhões, sendo R$7 milhões para cada uma das escolas. Para que tenha início o processo de realização das obras, é necessária a publicação do convênio no Diário Oficial do Estado e a liberação do recurso. 

Na ocasião, o prefeito Wesley De Santi declarou que a data da assinatura do convênio vai ficar na história do município. “Hoje é um dos dias que, com certeza, vai ficar na história do município. É uma escola técnica para 1.200 alunos que vai revolucionar a vida da cidade em todos os sentidos. Sacramento e região precisam muito de cursos técnicos”, destacou.

Já o secretário Carlos Henrique destacou os esforços que a Administração está envidando para oferecer uma Educação de mais qualidade, com a doação para o Estado do terreno de 12 mil metros quadrados, no novo residencial Jardim das Acácias e enfocando a importância desta conquista para o Estado e, principalmente para a região, onde ela será referência”,afirmou.

Com a nova, escola segundo Henrique, a cidade vai fazer diferença na região. “Queremos, no futuro próximo, preparar nossa população para que possa pleitear boas posições no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente, buscando pessoas qualificadas tecnicamente. O projeto de se construir a escola passará de sonho para realidade e ainda fazendo de Sacramento, referência não só na região, como em todo o país. Faremos a diferença”, finalizou. 

(Fonte: Jorn. Daniel Afonso/PMS)