Começaram esta semana as convenções municipais dos 21 partidos registrados em Sacramento. São eles, DEM (25), PDT (12), PHS (31), PMDB (15), PMN (33), PP (11), PPS (23), PR (22), PRB (10), PRTB (28), PSB (40), PSD (55), PSDB (45), PSDC (27) , PSL (17), PT (13), PTB (14), PTC (36), PTdoB (70), PV (43) e o PSC (20), o mais novo partido da cidade, fundado em 14/06/2012 e presidido por Ailton dos Reis das Neves.
Cada partido pode apresentar até 18 candidatos a vereador, com obrigação de que 30% (6) sejam mulheres, além dos candidatos a prefeito e vice. Até esta quinta-feira, oito convenções foram realizadas: PDT, PSL, PV, PTB, PMN, PPS, PSDB e PRTB.
Todas elas confirmando a coligação majoritária de apoio ao atual prefeito, que deve confirmar, no domingo, sua candidatura durante convenção do PMDB, tendo como companheiro de chapa, Celso Antônio de Almeida, o Barão.
Nesta sexta-feira, serão realizadas três convenções, PSB, PHS e PRB. No sábado, mais duas convenções, PR e PTdoB e, no domingo, dia 24, a convenção do PMDB.
Na próxima semana, realizam convenções os partidos, DEM, PP, PSC, PSD, PSDC , PT e PTC.
Ainda nessa semana, também, outros dois candidatos devem confirmar sua candidatura, o vereador Bruno Scalon Cordeiro, pelo PSD, em convenção realizada na noite dia 29 e Geraldo Majella Carvalho, pelo PT, em convenção agendada para o dia 30.
Conheça os candidatos a vereador nas convenções já realizadas:
PDT:
Luiz Antônio Sinhorelli
Tereza Bonetti
PSL:
Cláudio Majella Alcântara
Joel Urias Leite
José Belisário Pereira (Zezinho da Bicicletaria)
Lucineia Alves de Almeida (Neia)
PV:
Carlos Alberto Rezende (Beto da Capoeira)
Cristiano Freitas Arantes (Dr. Cristiano)
Débia Luiza Silva
Marco Túlio Borges de Oliveira (Barrinha)
Neílson Amâncio (Dr. Neílson)
Pedro Teodoro Rodrigues Rezende (Dr. Pedro)
Vilmar Afonso de Lacerda
PTB:
Aline Melo
Danilo Ferreira de Almeida (Danilo Pintinho)
Jorge David Batista (Dr. Jorge)
Márcia Ramos
Magda Lúcia Marques Machado
Neusa Eustáquio
Luzia Maria Nascimento
Reginaldo Scalon
PMN
Luiz Carlos Rodrigues
Nilson Antônio de Lima (Metanol)
Osmar Garcia de Rezende (Osmar Leiteiro)
PPS:
Antônio João Caetano (Toim João do Itaú)
PSDB:
Henrique Spirandelli de Andrade
Joel Bueno Bitoni
Lázaro Antônio Delgado
Leandro Roberto de Araujo (Leandro Desemboque)
Lúster Fernandes
Márcio Luiz de Freitas (Marzola)
Marília Imaculada de Melo (Marília Melo)
Rosemeire Martins Rezende (Rose)
Vagner Antônio Borges (Vagner da Renutre)
Vera Antunes Maciel
PRTB:
Marcos Ricardo de Souza (Janelinha)
Rose Silva
Presidentes falam da coligação majoritária
A movimentação na Casa da Cultura essa semana foi constante, com a presença dos presidentes dos partidos, candidatos, filiados, simpatizantes e a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo, candidato à reeleição, com o vice Barão, que ao final de cada reunião, deixava sua mensagem de agradecimento pelo apoio.
Mário Guarato e Aristocles Borges da Matta (Papinha) falaram na convenção do PDT, falando sobre a história do partido na cidade, que completa este ano, 40 anos de existência, dos quais apenas um mandato não contou com representante na Câmara, ocupando inclusive a presidência com Papinha, que realizou um profícuo mandato. Ambos justificaram o apoio do partido à candidatura à reeleição do prefeito Wesley.
Veja a seguir, outras manifestações dos presidentes:
“O partido confirmou, mais uma vez, o apoio ao candidato Wesley De Santi de Melo e a meta é realizar um trabalho com consciência e respeito, realizando ações com otimismo e seriedade”, (Darcy Valdo, presidente do PSL).
“Sou político, aliás, todos o somos. Há mais de 20 anos venho me envolvendo com os pleitos no bastidores, pois nunca fui candidato a nada. A atuação ficou mais intensa a partir de 1996, quando fundamos o PSDB. Agora com o PV, mais uma vez estamos somando com o candidato Baguá e esperamos fazer uma boa campanha, limpa e honesta como a anterior. E, estamos apresentando nossos sete candidatos a vereador”. (Airton Silva, presidente do PV).
“Mais uma vez o PMN está com o prefeito Wesley, trabalhamos juntos nesses quase quatro anos, somos amigos de muitos anos. Eu que milito mais no meio rural, vejo que ele fez um trabalho muito bom para as comunidades rurais, foi um diferencial na na sua administração, então continuamos com o nosso apoio e lançando os nossos três candidatos a vereador”. (Osmar Garcia, presidente do PMN).
“O PTB é um partido que existe na cidade desde 2000 e essa é e será nossa quarta eleição e sempre tivemos êxito. Fizemos um vereador em 2000 e de lá pra cá não elegemos mais nenhum, mas vamos trabalhar para que, na coligação, elejamos um vereador. Agora, para prefeito estamos novamente com Baguá, somando com outros treze partidos e, possivelmente, virá mais um para o nosso lado. Agora é juntar forças e trabalhar”. (Atílio Cesar Cervato, presidente do PTB).
“O PPS está somando e formando esta frente com o Baguá, porque acreditamos nas suas propostas, quatro anos são pouco para um prefeito executar o que propõe. São várias grandes obras projetadas, algumas já iniciadas e que vão trazer muitos benefício para a cidade. Os próximos quatro anos serão anos de trabalho e, acreditando nesse projeto e estamos com ele para consolidar suas propostas e estamos lançando um candidato a vereador”. (Jair Baltazar Pinto, presidente do PPS).
“Há dois anos assumimos o partido com uma nova geração que nunca mexeu com política pensando no futuro e, estamos nesta coligação com Baguá, para que ele possa dar segmento ao seu projeto, que vão além dos quatro anos à frente da Prefeitura. A nosso ver, ele vem fazendo muito pela cidade, tem o apoio de muitos deputados e pode fazer muito ainda pela cidade. Temos que aproveitar isto e apoiá-lo para os próximos quatro anos. E o PSDB sai com 10 candidatos ao cargo de vereador”. (Carlos Eduardo Araújo, presidente do PSDB)