A jovem líbero da seleção brasileira e campeã da superliga, Camila Brait, atleta da equipe de Osasco recebeu o título de Cidadã Honorária de Sacramento. A homenagem à atleta, natural de Frutal, que chegou a Sacramento aos quatro anos e daqui saiu para brilhar nas quadras brasileiras e internacionais, como a melhor líbero da atualidade, foi iniciativa do vereador Carlos Alberto Cerchi, com aprovação unânime dos vereadores.
A sessão informal, presidida pelo vereador José Maria Sobrinho, contou com a presença dos vereadores Danylo Gonçalves Silva, José Américo de Oliveira e do secretário de Governo, José de Anchieta. Camila recebeu também o carinho e o prestígio da primeira-dama, Maria Tereza Abrate Melo, representando o prefeito Wesley De Santi de Melo; do ex-prefeito Nobuhiro Karashima, em cuja gestão Camila iniciou no vôlei; da técnica Maria Bethânia Silva Melo, que a revelou para o vôlei brasileiro; do técnico, Arthur Pereirinha, além de seus pais, Celso Brait e Cleydes e do irmão Celso Neto, amigos e convidados.
Muitos aplausos, em especial das amigas atletas, Glauciely, também atleta profissional, e outras ex-atletas da URS, que jogaram com Camila na sua temporada sacramentana. As 'meninas de ouro', como ficou conhecido o seu time, foram campeãs regionais várias vezes e campeãs estaduais por três edições.
Em nome do governo municipal, Maria Teresa entregou à Camila uma placa de prata em homenagem aos relevantes serviços prestados ao esporte de Sacramento e pelo sucesso que vem alcançando no vôlei brasileiro.
Cidadã sacramentana e cidadã do mundo
O vereador autor da homenagem, Carlos Alberto Cerchi destacou a trajetória de Camila, que hoje enaltece e eleva o nome da cidade que a colocou no esporte. “Não sei qual a reação de uma pessoa quando veste uma camisa representando o nosso país, é por isso que falamos com emoção. Podemos imaginar como é isto. Mas poder representar nosso país na prática do esporte sem dúvida é gratificante, é um privilégio que poucas pessoas têm”, disse o vereador.
Falando do amor de Camila por Sacramento, lembrou o vereador que a atleta costuma abraçar a bandeira de Sacramento nos finais de competições. “Ela abraça nossa bandeira, um símbolo de nossa terra, como a sua terra, como a sua cidade, como o lugar de que ela realmente gosta, porque foi aqui que ela viveu seus momentos mais felizes. Aqui ela cresceu, aqui, desde o pré-primário recebeu ensinamentos de amor á terra e à família”.
Berto destacou a importância do esporte na formação das pessoas, lembrando o projeto criado na época pelo então prefeito Biro e finalizou falando da emoção que é ser de Sacramento. “É ter a emoção de ver as manhãs mais claras, o sol mais límpido enchendo os nossos corações pelas belezas de nossa terra. Nós queremos Camila que você sinta isso da forma mais bonita, com alma de poeta, com alma de pessoa que realmente gosta desta terra”.
Agradecimentos
Primeiramente o pai Celso Brait, que durante 18 anos residiu em Sacramento como membro efetivo da Polícia Militar de Meio Ambiente, agradeceu o reconhecimento feito á filha. “Hoje a emoção, a felicidade por saber Camila uma filha de Sacramento é muito grande. Desde que aqui chegamos fomos muito bem recebidos pela cidade. Aqui trabalhamos, criamos nossos filhos e hoje vemos Camila onde chegou saída daqui. É muita alegria para nós, é muito honroso e agradecemos imensamente esta homenagem”, disse, seguido pela mãe Cleydes: “Agradeço a Deus por eles, pelo meu marido e por todos que contribuíram com a sua formação”.
“Tenho muito orgulho por ter vestido a camisa da URS”
Demonstrando toda uma peculiar simpatia, Camila disse: “Povo da minha querida Sacramento, estar aqui neste momento é voltar ao passado, porque aos quatro anos de idade vim morar em Sacramento com minha família e, vivi aqui a magia da minha vida de criança e adolescência. Ganhei para sempre amizades verdadeiras...
Como não lembrar de Maria Bethânia, a mestra, a técnica, mas também a grande amiga que acompanha até hoje minha vida esportiva de voleibol profissional. Bê, como gosto de chamá-la, viu em mim ainda criança como nove anos, as chances e possibilidades do surgimento de uma atleta. (...) Querida Bethania, a minha eterna gratidão por ser parte fundamental da minha carreira. (...) Quando eu crescer quero ser igual a você!
Obrigada pai, obrigada mãe, obrigada Neto! Amo todos vocês, que sempre acompanharam de perto todos os meus contratos e sempre me levaram para as cidades por onde eu já passei. Vocês são o meu chão.
Agradecimentos de Camila também ao ex-prefeito Biro. “Jamais poderia deixar de ressaltar o valoroso trabalho do ex-prefeito Biro, que durante seu governo criou um exemplar e vitorioso projeto de esporte e cidadania direcionado para o voleibol, projeto esse de que tenho muito orgulho, por ter vestido a camisa da URS por quase cinco anos. E, neste momento, muito me alegra, porque sou testemunha do grande trabalho que o governo Baguá vem fazendo para a nossa querida Sacramento.
E, se Camila já era filha de Sacramento de coração, foi com satisfação que agradeceu o reconhecimento e o mérito de se tornar filha de fato e de direito das terras do Borá. “Estou imensamente honrada e feliz por se agora cidadã sacramentana de fato e de direito; honraria essa que orgulhosamente levarei para sempre no meu coração por onde quer que eu vá.
O recebimento deste valoroso titulo muito me envaidece. A minha gratidão a todos os vereadores da Câmara Municipal de Sacramento, pelo reconhecimento do meu trabalho, e me concederem tão grande honraria. Quero externar meus agradecimentos e o meu muitíssimo obrigado ao autor do projeto, vereador professor Carlos Alberto Cerchi.
Camila, além do título de Cidadania Honorária, foi brindada com um belo vídeo, intitulado “Camila cidade de Sacramento e do mundo”, mostrando a sua trajetória desde a URS e recheado de depoimentos de amigos. E ela presenteou a Câmara e a Prefeitura com camisas oficias usadas nos jogos, com direito a autógrafo e tudo mais.