O vereador Marcelino Marra esteve em Belo Horizonte, na quinta-feira, 11, em busca de apoio para regularizar e certificar o Queijo Minas no município. Conforme agendado, Marra esteve com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, com uma reivindicação dos produtores de queijo do município: requerer o credenciamento dos produtos artesanais - derivados de animais - no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal- SISBI, junto ao Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA.
De acordo com o edil, essa seria uma das saídas para os produtores de derivados de animais comercializarem os seus produtos no comércio local e junto à população, depois que foram proibidos pelo promotor José do Egito de Castro Souza de comercializarem seus produtos em feiras livres e no comércio local. A outra, seria o próprio município criar o Sistema de Inspeção Municipal – SIM, já requerido ao prefeito e credenciar-se ao SISBI”.
Em Belo Horizonte, Marcelino Marra contou com o apoio do deputado estadual, Antônio Carlos Arantes, presidente da Comissão Permanente de Agricultura e
Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Segundo o vereador, ele articula um requerimento à mesa da Assembleia Legislativa, para promover audiência pública estadual para discutir a questão. O diretor do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, Antônio Carlos, que também participou da reunião, informou, por exemplo, que o município de Uberlândia já conseguiu credenciar o SIM ao SIF, com apoio do IMA e diz que produtores rurais uberlandenses comercializam seus produtos além da fronteira do município, inclusive em outros estados.
(Fonte: Jorn. Ruth Gobbo/ASCOM –CMS)