Sacramento foi um dos oito municípios mineiros contemplados com o programa federal, Brasil Profissionalizado, graças ao trabalho do prefeito Wesley De Santi e do secretário de Estado, Nárcio Rodrigues.
Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática, com recursos do Governo Federal repassados, para que os Estados invistam em escolas técnicas..
O anúncio da implantação da escola aconteceu na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Belo Horizonte, na quarta-feira, 5, na presença do secretário Nárcio Rodrigues, do subsecretário Fábio Pimenta Esper Kallas, do prefeito Wesley De Santi de Melo e do secretário Municipal de Educação, Carlos Henrique de Oliveira.
O projeto prevê a construção de uma escola profissionalizante em área de 10 mil metros quadrados, com salas de aulas, laboratórios, ginásio de esportes e auditório. Os cursos que serão oferecidos serão focados na área do Ecoturismo. Caberá ao Município fazer a doação do terreno para que até o final deste mês, o Ministério da Educação (MEC) possa autorizar os últimos trâmites para a conclusão do convênio.
Ao anunciar a contemplação do Município, o secretário Nárcio Rodrigues destacou que “os cursos técnicos precisam avançar em todo o interior de Minas. São novas oportunidades para os nossos jovens”. O prefeito Wesley enfatizou que este era um dos compromissos de seu governo: “O sonho de levar nossos jovens a uma formação, pois poucos têm essa oportunidade e com a escola profissionalizante o objetivo está próximo de ser alcançado”.