Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

RETROSPECTO: O giro da semana

Edição n° 1268 - 29 Julho 2011

Presidentes de sindicatos fazem curso

 

Os presidentes dos sindicatos de produtores rurais da região estão reunidos neste final de semana, de 28 a 30, em Sacramento, para um curso de formação. Participam do curso realizado no salão do sindicato local, além do presidente Hermógenes Vicente Ribeiro, outros cinco presidentes das cidades de Conceição das Alagoas, Comendador Gomes, Ibiá, Nova Ponte e Tapira, acompanhados de seus principais assessores. 

“- O curso visa subsidiar os presidentes, trazer conhecimentos para que os sindicatos possam profissionalizar a sua administração de tal forma que o associado, o produtor rural, tenha uma representatividade profissional no município. Os sindicatos dos produtores rurais estão organizados, são fortes em nível do país, estão legalmente representados através da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e da Faemg (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais) e só no Estado de Minas Gerais são cerca de 400 sindicatos que representam a classe produtora e a representatividade sindical tem feito a diferença”, informou Flávio Silveira, diretor Regional do Senar, que acompanha o curso.

Ministrado por Edson Ferreira Fonte, o curso trabalha conceitos na área de gerenciamento, profissionalizando os sindicatos. “Hoje, gestão e qualidade são assuntos mundiais, por isso qualquer organização precisa estar preparada para gerenciar bem e trabalhar com qualidade, principalmente em se tratando de uma classe que trabalha com pessoas e que precisa dar uma resposta”, justifica Fonte, afirmando que “essa formação é extremamente importante para que o associado se sinta protegido e bem orientado nas suas questões”. 

O presidente Hermógenes Ribeiro, de Sacramento, disse que a finalidade do curso é levar aos gestores um aprimoramento tanto no aspecto gestão como na qualidade. “Isto é, o que pode ser melhorado na prestação de serviços, no envolvimento com a classe, fazendo com que possamos fazer crescer de uma forma planejada as atividades do sindicato. Com esse curso, queremos buscar, descobrir nossos potenciais  e  saindo daqui com um planejamento de trabalho”, afirmou.

 

Escola Catequética

 

Catequistas de Sacramento e de outras 17 cidades estão em Uberaba participando do 3º módulo da Escola Catequética. As atividades foram abertas na última segunda-feira,  25, e encerram-se no domingo. Os temas e  palestrantes são vários: padre Jacaúna, falando sobre a Bíblia: Novo Testamento; Profa. Terezinha Cruz, da CNBB e membro do GRECAT – Grupos de Reflexão Nacional,  abordando o tema Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso na catequese; Pe. Rogério Aguiar, da Paróquia São José, falando sobre  Mariologia;  irmã Rejane enfocando a doutrina social da Igreja. A história da catequese ficou a cargo do  seminarista, Leandro Santos. O encerramento marcado para este domingo fica a cargo de Frei Helton – da Paróquia São Domingos, abordando a  Eclesiologia e catequese. A proposta da escola é de qualificar os catequistas para serem agentes multiplicadores, desta nova dinâmica, de catequizar em suas paróquias.