Meia entrada pode virar lei federal
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 5, o Estatuto da Juventude, que define um conjunto de direitos específicos para jovens entre 15 e 29 anos. Entre as medidas, o texto garante a jovens estudantes o direito à meia-entrada em eventos artísticos, esportivos e de entretenimento e lazer em todo o território nacional. Hoje, a meia-entrada é regulamentada por legislações estaduais. Para virar lei, o estatuto ainda precisa ser aprovado no Senado e sancionado pela presidente Dilma Rousseff.
De acordo com a União Nacional dos Estudantes (UNE), embora muitos estados já tenham regulamentações, uma lei federal sobre o tema vai garantir a cumprimento da regra em todo país e facilitar o acesso dos estudantes aos eventos. Segundo a entidade, muitas regiões, mesmo aquelas com leis estaduais, não cumprem a regra.
Além de outra briga: A FIFA (Federação Internacional de Futebol) não aceita a meia-entrada na Copa do Mundo. O ministro dos Esportes, Orlando Silva afirmou que a decisão sobre a cobrança de meia-entrada em jogos da Copa de 2014 seria discutida entre a Fifa e os governos estaduais, uma vez que não havia lei federal que conceda o direito.
Amvale e Ampla: movimento pela duplicação da 262
A Associação da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) liderou um grande movimento regional visando à inclusão da duplicação da BR-262, entre as cidades de Uberaba e Nova Serrana, como prioridade regional no Orçamento Geral da União para 2012 e no Plano Plurianual 2012/2015.
A sugestão foi do prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, apoiada pelos prefeitos Wesley de Santi de Melo, presidente da Amvale e Fausto Ferreira prefeito de Pedrinópolis, presidente da Ampla-Araxá.
E logo veio a mobilização da região, que vem se mostrando unida, prevalecendo o interesse coletivo, com todos endossaram a proposta que foi entregue à Comissão Mista de Orçamento no Congresso Nacional (CMO) durante encontro na cidade de Uberlândia, onde deputados e senadores da República realizaram o 'Seminário Regional', sobre o Orçamento Geral da União para 2012 e o Plano Plurianual (PPA 2012/2015).
Vereador luta por dignidade
Na reunião desta segunda-feira (03/10), o vereador José Américo de Oliveira (PP) apresentou requerimento ao Executivo pedindo obras de saneamento básico para atender os moradores da praça João XXIII, local mais conhecido como Obra Social do João XXIII. Segundo o vereador, conforme informações dos moradores, é precária a situação do saneamento básico naquela praça e imediações. Através do requerimento, enumerando os problemas com os nomes dos moradores, o vereador solicita também encaminhamento de ofício ao Ministério Público para que este providencie averiguação e providências por parte da Prefeitura.
Na mesma sessão, José Américo apresentou requerimento, ouvido a Casa, solicitando esclarecimentos ao diretor do SAAE, Osny Zago, sobre a participação do SAAE, através do serviço de mão de obra utilizada nos reparos executados após as obras de recapeamento ou qualquer outra obra que utilize massa asfáltica.
No requerimento, constam indícios de irregularidades na prestação de serviços realizados pelas empresas, Vieira & Souza e Vecol, em diversas ruas da cidade, em especial na Rua Joaquim Batista de Oliveira e Rita Maria de Jesus, ambas no residencial Jardim das Oliveiras.
Vereadores indicam iluminação à rua Tio Adolfo
Durante o grande expediente da sessão ordinária desta segunda-feira (03/10), os vereadores da CMS através de indicação, ao Governo Municipal, pediram a colocação de dois postes de iluminação pública na rua Tio Adolfo, no bairro Chafariz.
Na indicação, consta que o local encontra-se às escuras e, há mais de dez anos, os moradores das proximidades lutam pele benefício.
Outra solicitação feita ao executivo é para que se faça a devida sinalização da rotatória ali existente, em frente ao Posto de Saúde Hemócrates Correa, haja vista a confusão que tem causado aos motoristas, justamente pela falta dos sinais de trânsito.