CNM mostra os problemas causados pelas drogas
Um panorama sobre a presença do cracke outras drogas no Brasil, inclusive no aspecto internacional foi apresentado pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, na segunda-feira, 7, oportunidade em que apresentou também o portal do Observatório do Crack (www.cnm.org.br/crack/) que concentra a maior base de dados sobre as drogas nos Municípios brasileiros.
O estudo concentra informações do portal e da nova pesquisa elaborada com os gestores por telefone e, ao todo, soma dados de 4.430 Municípios. Dos contatados, 84,4% afirmaram que enfrentam problemas com a circulação de drogas em seu território e relataram as situações mais graves.
A maioria dos que responderam as questões da CNM – 68% – indicou ocorrências com outras drogas além do crack; 90,7% consideram que o crack é o problema; e 93,9% registram existência de transtornos por causa da circulação do entorpecente. Quase 60% dos Municípios listaram vulnerabilidades na segurança. Entre elas: aumento de furtos e roubos, falta de policiamento em áreas de vulnerabilidade e crescimento da violência intrafamiliar, doméstica e rural.
No Estado de Minas Gerais, dos 853 municípios, 676 admitiram ter problemas com a circulação de drogas.
Jardim das Acácias
Iniciadas as obras de construção das casas no residencial Jardim das Acácias (próximo ao Trevo do Santo Antônio) e paralelamente, a Prefeitura de Sacramento já começou a realizar as obras de infraestrutura. Desde o início do mês, a Prefeitura contratou a empresa API Engenharia Ltda para execução das obras de drenagem para captação das águas pluviais dos residenciais Acácia e Skaff. O investimento da obra é de R$ 150 mil, conforme informações do engenheiro Sérgio Alves de Araújo.
Centro de Apoio ao Produtor Rural
O Centro de Apoio ao Produtor, obra viabilizada pelo deputado federal Nárcio Rodrigues, como opróprio nome indica, dará suporte para inúmeros serviços hoje utilizados pelos produtores rurais. O prédioserá construído dentro da área do Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha.
Com a conclusão das obras, num mesmo espaço os produtores encontrarão os escritórios de diversos órgãos de atendimento específico tais como Emater, Instituto Estadual de Floresta (IEF), Sindicato dos Produtores Rurais, Polícia Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Agronegócio.
Para o prefeito Wesley De Santi de Melo,“a obra vai agilizar e facilitar o atendimento ao homem do campo. O Centro de Apoio terá ainda um anfiteatro destinado à realização de cursos, palestras e reuniões”, explicou. A locação da obra encontra-se na fundação.
Programa Estágio Cemig 2012
Abertas até o dia 18 de novembro, as inscrições para o processo seletivo realizado pelo Instituto EuvaldoLodi (IEL) para o Programa de Estágio Cemig 2012. São 379 vagas distribuídas em 28 cidades mineiras, sendo 219 para nível superior e 160 para nível técnico.
Poderão se inscrever para o processo seletivo alunos de cursos técnicos e de graduação e que estejam no penúltimo ou último ano do cursoAs inscrições e as provas serão feitas pela internet. Os candidatos selecionados no exame on-line passarão por uma avaliação do histórico escolar e serão encaminhados três candidatos por vaga para uma entrevista na empresa com o gestor da área.
O estágio tem duração máxima de dez meses e carga horária de quatro horas diárias. O valor da bolsa é de 1,4 salário mínimo pada os de nível superior e 1,1 para os de nível técnico. Os candidatos selecionados começarão o estágio em fevereiro de 2012. Para se inscrever no Programa de Estágio Cemig 2012.
Diretores serão nomeados em janeiro
Os diretores das escolas estaduais eleitos no processo ocorrido no mês de junho serão nomeados e empossados no mês de janeiro. A informação foi divulgada no site da SEE/MG, na sexta-feira, 4. De acordo com a notícia, os nomes dos diretores e vices serão publicados no Diário Oficial dos Poderes do Estado, o jornal Minas Gerais. A partir daí, os indicados terão um prazo estabelecido pela estabelecido pela Secretaria de Estado de Educação para tomar posse e entrar em exercício. Em Sacramento, duas novas diretoras vão tomar posse, , na EE Afonso Pena Jr; e Profa. Mônica Vieira Almeida, na EE Cel. José Afonso de Almeida. As diretoras Alice Jerônimo (EE Barão da Rifaina) e Márcia Cordeiro (EE Sinhana Borges) foram reeleitas. Essa foi a 7ª vez que a comunidade escolar foi às urnas para exercer seu direito de escolha dos dirigentes das escolas. A primeira eleição foi em 1991.