Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

RETROSPECTO: O giro da semana

Edição n° 1280 - 21 Outubro 2011

REATOR A PLASMA GERA ENERGIA DO LIXO

 

Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) estão desenvolvendo um trabalho conjunto que transformará resíduos urbanos, sólidos ou líquidos, em energia elétrica,  por meio de um reator a plasma.  O plasma é um gás ionizado, reativo, com alta temperatura que, ao entrar em contato com o lixo, faz a sua decomposição e o transforma em líqüido ou gás. Segundo Choyu Otani, pesquisador do laboratório de Plasmas e Processos do ITA, “a energia elétrica será gerada a partir do poder calorífico de alguns resíduos presentes no lixo urbano”. A transformação acontece através de um ciclo combinado que utiliza duas turbinas, uma a gás e outra vapor.

A conversão é feita a partir da oxidação parcial do lixo dentro do reator que ao entrar em contato com a tocha do plasma (em altíssima temperatura) produz um gás combustível (essa queima vai gerar energia), chamado de síntese. Esse, rico em monóxido de carbono (CO) e hidrogênio (H2), vai para a turbina a gás, que faz melhor aproveitamento do calor, gerando mais energia. Em seguida, utiliza-se a outra turbina, onde os gases quentes se aquecem na água e produzem vapor.”

A energia gerada será suficiente para manter todo o processo em funcionamento. Além disso, há a possibilidade de gerar excedentes de energia, cuja quantidade ainda é desconhecida, que poderiam ser destinada a outros fins.

 

NOVOS CONVÊNIOS NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

 

Outra audiência importante que o prefeito Wesley De Santi participou na capital federal, acompanhado do deputado Toninho Andrade, foi com ministro interino da Agricultura (MAPA), José Carlos Vaz, e com o chefe de gabinete, Aluízio Davis Neto.

A pauta principal da audiência foi tratar das demandas para melhorias no setor da agropecuária no município, além de acertar os últimos repasses financeiros dos convênios pendentes firmados entre o Município e a União. 

Tanto o prefeito quanto o parlamentar, que estiveram acompanhados de seu mais novo assessor, o ex-vereador sacramentano, Ronaldo Bizinotto, saíram satisfeitos com o encontro. 

 

RECURSOS PARA REFORMA DA RODOVIÁRIA

 

Ainda em Brasília, sempre na companhia do deputado Toninho Andrade e do assessor Bizinoto, o prefeito Wesley esteve em audiência com o diretor Neusvaldo, no Ministério do Turismo em Brasília. A discussão foi proveitosa. Prefeito e parlamentar trataram da liberação de diversos recursos, tais como: reforma da Rodoviária, pavimentação asfáltica, construção do centro de lazer e eventos, revitalização de praças, dentre outras.

(Fonte: Jorn. Daniel Afonso/PMS 

– Fotos: Ronaldo Bizinotto)