A Prefeitura de Sacramento efetivou no ano passado um convênio com a empresa Pró Ambiental Tecnologia Ltda, com o objetivo de a mesma se fixar no município e se responsabilizar pela coleta, transporte, tratamento térmico de incineração e destinação final dos resíduos sólidos de todos os serviços de Saúde do município (Santa Casa e postinhos de saúde). E agora foi dada a largada. A empresa se comprometeu a realizar palestras de Educação Ambiental para a correta realização deste trabalho junto à população e ministrou curso de capacitação para os servidores da Saúde e da Santa Casa, na quinta-feira, 26, no salão de reuniões do CRES.
O treinamento para a separação deste tipo de resíduo oferecerá subsídios para que o hospital e as unidades básicas de saúde elaborem planos de gerenciamento do lixo. “O objetivo principal é adequar a estrutura das unidades para o tratamento correto”, afirmou o biólogo e especialista em Gestão Ambiental, Marinho Martins Severino Segundo, servidor municipal e um dos responsáveis pelo projeto da Coleta Seletiva no município.
A Prefeitura está agendando para o mês de junho, uma nova capacitação, envolvendo os empresários de áreas ligadas à Saúde e os colaboradores de serviços gerais que trabalham em estabelecimentos particulares como farmácias, clínicas, consultórios dentistas, médicos, etc.
Segundo as normas sanitárias, o lixo hospitalar deve ser rigorosamente separado e cada classe deve ter um tipo de coleta e destinação. De acordo com as normas, a coleta deve ser separada conforme um sistema de classificação que inclui os seguintes tipos de resíduos:
- infectantes - como restos de material de laboratório, seringas, agulhas, entre outros;
- os perigosos - que são os produtos quimioterápicos, radioativos e medicamentos com validade vencida;
- residencial - o lixo que é produzido nas residências, que pode ser subdividido em material orgânico e reciclável.
O treinamento visa adequar os estabelecimentos às novas normas de tratamento do lixo hospitalar, estabelecidas na Lei Federal nº 237, de dezembro do ano passado, que deve segundo as normas sanitárias, rigorosamente separado, com destinações específicas..