A inauguração das obras de revitalização da praça Getúlio Vargas, a praça da Matriz, marcaram o encerramento das comemorações do 7 de Setembro na cidade. Durante a solenidade, o prefeito Wesley De Santi de Melo outorgou a Comenda da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento a dez cidadãos que dão ou deram a sua contribuição com relevantes serviços ao municípios. Foram agraciados com a Comenda os cidadãos, Alzira Bessa França Amui, Carlos Antônio Pacheco, Celso Bizinoto Almeida, Dora Cerchi, Florentino Antônio Mota, Jaime Eduardo Araujo, José do Carmo Martins, Luzia de Melo Rodrigues, Maria Magdalena Devoz Ferreira e Paulo José Marincek.
Foram também homenageados pelo prefeito os atuais moradores da praça Getúlio Vargas Haroldo Adrião Cunha, João Bosco Martins, Neuza Cunha Rezende, Maria Antônia de Souza, representada pelo irmão Gilberto de Souza, Hebe Portela, Luiz Eduardo Borsato, Flávio Elias Araujo Name, Sandra Maria Almeida, Fernando Artur Brigagão, Cléria Scalon e Cerchi e Maria da Glória Afonso, representada pela neta, Luciana Afonso Valadares de Almeida, pela ordem das residências.
Os moradores da praça e os comendadores foram saudados com os dois hinos de Sacramento: o Hino da Comunidade, e o popular, ' Sacramento, meu amor', na voz de Bia Almeida acompanhada pelo flautista Thales Bianchini e, ao teclado, Camila Aparecida Januário Souza.
Praça ganha coreto
A solenidade inaugural e de homenagens foi abrilhantada pela Banda Lira do Borá, que estreou o coreto, sob a regência do maestro Paulo Constancio Silva, executando o Hino Nacional e belas páginas do Cancioneiro popular, enriquecendo e alegrando a cerimônia, que contou com a presença de autores dos poderes Executivo e Legislativo, demais vereadores, secretários e funcionários da prefeitura, familiares dos homenageados e um seleto público.
Sobre o coreto, referiu-se o secretário Amir Salomão Jacob num rico resumo histórico: “Jardim Municipal, que por Decreto de 1938, se tornou praça Getúlio Vargas, mas que nunca deixou de ser a praça da Matriz. Praça Getúlio Vargas dos calorosos palanques políticos, dos sons de bandas famosas, do coreto antigo, do leilão festivo, das piedosas procissões, dos alto-falantes, dos cinemas”.
No descerramento da placa, uma homenagem ao Coronel Franklin Vieira, o agente Executivo que, em 1926, tornou o local uma praça e realizou a urbanização daquele espaço público, plantando ali as palmeiras imperiais que ainda dão o toque altivo à praça, hoje denominada Getúlio Vargas. Coube à neta e bisneta de Coronel Franklin Vieira, respectivamente, Fernanda Vieira Lima e Mônica Vieira Almeida, o descerramento da placa ao lado do prefeito Wesley De Santi de Melo.
O historiador Amir lembrou ainda do descampado que foi a hoje praça Getúlio Vargas, que antanho foi cruzada por boiadas, serviu de rancho para viajantes, foi cemitério e foi sobretudo, o lugar onde Cônego Hermógenes levantou a cruz para rezar a primeira missa e primeiro marco da quase bicentenária Sacramento.
Praça Getúlio Vargas: coração da cidade
O prefeito Wesley, discursando, denominou a praça de “coração da cidade (...) palco por tantas décadas do poder Executivo e hoje sede do Legislativo”, denomina, disse numa referência ao imponente prédio do paço municipal, que até meados de 2005, abrigava também a Prefeitura.
Numa referência aos aspectos históricos que envolvem a praça Getúlio Vargas, o prefeito disse aquela praça guarda lugares peculiares e de várias recordações. “Os primeiros moradores, as rodas de conversas, o encontro de amigos e namorados, enfim histórias marcantes na vida de todo cidadão sacramentano. E não podemos esquecer de sua religiosidade, nosso monumento maior: a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento”, lembrou.
Prosseguindo, destacou: “Ao seu redor, encontramos o altar da pátria e o jazigo do fundador de nossa cidade, Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick. E hoje, numa justa homenagem entregamos aos ilustres moradores desta praça e a toda população sacramentana, a sua revitalização e reforma com obras de melhoria e de conforto dentro da normas de acessibilidade”.
O prefeito destacou também a sua satisfação em homenagear cidadãos sacramentanos ou não com a Comenda da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento. “A maior honraria de nosso município é dada a vocês que prestaram e ainda prestam relevantes serviços a Sacramento. Escolhemos essa data cívica para outorga-lhes a honraria mais importante de nossa história, porque vocês são pessoas importantes e de grande valor para essa terra”, ressaltou.