Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Marcelino Marra defende a instalação do SIM em Sacramento

Edição n° 1251 - 01 Abril 2011

Nesta terça-feira (22/03), o vereador Marcelino Marra (PPS), esteve em Patos de Minas, para participar do Encontro de Produtores Rurais, secretários municipais de Agricultura, vereadores ligados ao setor produtivo rural. Promovido pela Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento de Patos de Minas, o encontro teve como proposta propagar e esclarecer a necessidade da implantação do Serviço de Inscrição Municipal – SIM, nos municípios. 

Presidente da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da Câmara, Marcelino Marra representou a Câmara no Encontro de Produtores Rurais, secretários municipais de Agricultura e vereadores ligados ao setor rural, em Patos de Minas, compondo a mesa da sessão solene presidida pela prefeita Béa Savassi (DEM), que enalteceu o trabalho do vereador sacramentano na defesa dos interesses dos produtores de derivados vegetais e animais.

Na reunião do último dia 28, Marra defendeu mais uma vez a instalação do SIM no município. “É necessário que o prefeito tenha coragem de criar uma política que incentive os nossos produtores a buscar a certificação dos produtos e, dentro dela, possam instalar o SIM, credenciado junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção -SISBI. Enquanto isso não ocorrer, nossos produtores de queijo, como de outros produtos artesanais, estarão sofrendo agressões dos 'legalistas', que não conhecem a realidade do produtor de queijo”, disse o vereador.

Nessa quarta-feira, o vereador Marcelino Marra esteve em belo Horizonte reunido com deputados estaduais que fazem parte da Comissão Permanente de Agricultura e Agroindústria, para discutir a Lei Estadual 19.476 / 2011, que trata da habilitação sanitária de estabelecimento agroindustrial rural de pequeno porte,  e sua aplicação em Minas Gerais. Na quinta-feira, retornou a Patos para outra reunião com o secretário de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, e outras lideranças classistas e políticas, interessadas na defesa do Queijo Minas Artesanal.

 O presidente do Sindicato Rural de Sacramento, Hermógenes Ribeiro, e Donizete Araújo, presidente da Associação Comunitária Rural do Desemboque, participaram também do encontro, defendendo a ideia de que o poder público deva incentivar os produtores a certificarem seus produtos artesanais.