Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Mais quatro propriedades do município têm café certificado

Edição n° 1254 - 22 Abril 2011

Mais quatro produtores de café do município estão no Programa Certifica Minas Café: fazenda Capão do Mel, de Carolina Rosa Machado da Costa; fazenda Nossa Senhora Aparecida,  de Célio Onésimo de Barcelos; fazenda Tapera, de Danilo Ribeiro dos Santos e fazenda Boa Vista/Rifaininha,  de Jaime Eduardo Araujo. 

Os produtores sacramentanos receberam o Certificado Minas Café, no dia 31 de março, em evento realizado no Parque de Exposições de Araxá, junto com outros 35 produtores dos municípios de  Araxá, Ibiá, Pratinha, Perdizes, Tapira e Uberaba. No Estado, foram certificadas 1.230 propriedades no ano de 2010, e a  meta para 2011 é de  certificação de mais 1.500 propriedades cafeeiras.

O Certifica Minas Café é um programa do governo do Estado de Minas Gerais, coordenado pela  Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAPA, executado nos municípios produtores de café pela EMATER – MG e gerido pelo IMA, com apoio da EPAMIG e das prefeituras municipais.

De acordo com o técnico da Emater, Roberto Carlos Mendes, “o Programa Certifica Minas Café é uma importante  ação para difundir a cafeicultura no município e incentivar as boas práticas de produção, enfatizando os aspectos agronômicos, sociais e ambientais, seguindo princípios da sustentabilidade e segurança alimentar”.

Roberto Carlos explica ainda que no processo de certificação, as propriedades cadastradas, recebem no mínimo três visitas de acompanhamento do extensionista da Emater, exclusivo do programa, durante o processo de adequação. As propriedades que atingem o percentual mínimo de 80%,  em conformidades com as exigências do programa, estão aptas a serem visitadas pelos técnicos do IMA, para serem pré-auditadas. 

“- Aquelas propriedades aprovadas na pré-auditoria, são submetidas a sorteio, as sorteadas são selecionadas para receberem a visita dos técnicos da IMOcontrol ( Instituto de Mercado Ecológico), empresa certificadora internacional credenciada para auditar as propriedades e indicar aquelas em conformidade com o programa, para receberem o selo de certificação”, explica. 

Os produtores de café interessados no programa poderão procurar os escritórios da EMATER – MG de cada município.