A empresária Hilma Terezinha Nascimento Fonseca tomou posse na Câmara de Sacramento, na sessão da segunda-feira, 4, ocupando a vaga do vereador Bruno Scalon Cordeiro, que assumiu cargo na Superintendente de Informações Técnico-Administrativas e Institucionais, no governo mineiro, em Belo Horizonte.
Primeira Suplente do DEM, Hilma Terezinha, que já ocupou assento na Câmara, eleita pelo PSDB, na legislatura 2001/2004, passou pela presidência da casa na segunda legislatura de seu mandato. Não conseguindo reeleição em 2005/2008, seguiu para Belo Horizonte como assessora do então deputado federal Silas Brasileiro, por dois anos. Em 2008 concorreu às eleições pelo Democrata (DEM), obtendo 390 votos (2,59%).
''Entro com o mesmo idealismo, disposição e garra''
Falando sobre seu retorno à Casa de Leis, Hilma agradece pela oportunidade surgida com a nomeação de Bruno para trabalhar em BH. “Para mim é realmente um grande momento, de emoção, pelo de fato de já ter vivido aqui por quatro anos, dois deles como presidente. E, apesar de restar apenas um ano e meio, entro com o mesmo idealismo, a mesma disposição e garra com que eu me dispus na primeira vez. E nesse curto período de tempo vamos encontrar meios e alternativas para poder fazer alguma coisa. Sempre digo que é muito difícil ser vereador, porque a gente não tem o poder de fazer. A gente tem que articular, ir atrás, pois o vereador está sempre dependendo da disposição do prefeito”, disse.
Com relação a assumir uma cadeira dentro de um partido de oposição ao atual governo, a vereadora afirmou que não é de oposição. “A partir do momento em que o povo nos escolheu para um cargo de vereadora, temos que analisar os projetos e verificar se é bom ou não para a cidade, para o povo. Não é pelo fato de ser de partido diferente que deve vetar. Não posso dizer que sou oposição, sempre tive uma relação muito boa com Wesley, desde o tempo da Câmara, fui vice-presidente com ele, depois ele me apoiou para a presidência. Não tenho oposição nenhuma a fazer com o prefeito, porém aquilo que estiver errado vamos cobrar, discutir, ajeitar. Não vamos bater palmas com o que estiver errado”, disse mais.
Avaliando o governo do prefeito Wesley até o momento, a vereadora justificou que esteve alheia da política, devido às suas atividades empresariais. “Confesso que não acompanhei as ações do governo Wesley nesse período. A partir do momento que fiquei como suplente, parti para o meu investimento, cuidar dos meus negócios e não acompanhei de perto. Ouvimos o que as pessoas dizem, sabemos das boas intenções , ouvimos as críticas, mas eu particularmente não tenho uma opinião formada sobre o governo. Agora é que vou me envolver mais nesse assunto. Porém, sabemos que há muito ainda por fazer, há muitas críticas e o tempo é muito curto, isso tem que ser melhorado no governo, é algo precisa ser melhorado. Digo isso com base no que tenho ouvido de terceiros”, esclareceu.
A vereador afirmou também que não tem projetos a curto prazo para serem apresentados na casa. “O projeto que todo vereador deve ter é o de trabalhar, legislar bem, questionar e ir atrás de apoios. Não sei ainda quem será o deputado que estará comigo. Antes eu tinha Nárcio e Fahin, que me ajudaram a viabilizar muitos projetos, hoje, nenhum dos dois está no cargo, embora eles possam ainda me ajudar. Mas, vou ter que descobrir os caminhos, porque meu desejo é trabalhar muito”.
Hilma é recebida com muitos apoios
O vereador, presidente, José Maria Sobrinho, falando do “sangue novo”, na bancada da oposição afirmou: “Hilma já tem história no Legislativo e uma belíssima historia. O que espero é que ela continue a construir essa história. Tenho grandes expectativas com a atuação dela na Câmara, por se tratar de uma pessoa com um conteúdo interior muito rico e que tenho certeza de que vai enriquecer muito a casa”.
O prefeito Wesley De Santi de Melo tem também boas expectativas com a posse de Hilma na Câmara. “Já trabalhamos juntos na câmara, ela sempre se mostrou muito competente, é experiente. E, já nesse final de mandato, é muito bom entrar uma pessoa com traquejo no cargo”, explicou, acrescetando: “Temos um relacionamento muito bom, fomos companheiros de Câmara, dividimos a mesa diretora e depois ela teve a oportunidade de ser presidente. Sem dúvida a Hilma é bem vinda na Câmara”.
O ex-prefeito Joaquim Rosa Pinheiro prestigiando a posse, declarou ao ET suas boas expectativas em relação à vereadora de seu partido. “Espero que ela possa trabalhar em benefício da comunidade, como na gestão anterior. Para nós do DEM é uma satisfação muito grande. E mais feliz ainda ficamos por ela estar assumindo uma cadeira de um companheiro nosso que hoje está trabalhando por nós ao lado do governador Antônio Anastásia. Só nos resta desejar a Hilma êxito no desenvolvimento de seus projetos nesse um ano e meio que resta e que possa contribuir junto com os demais vereadores para o desenvolvimento de nossa cidade.
O ex-prefeito falou também da importância de Bruno Cordeiro junto ao governo de Minas. “Aproveitop para desejar sucesso ao Bruno, que tenho certeza, de lá vai estar no ajudando e ajudando o nosso município, independente do prefeito. Essa é a primeira vez que temos um sacramentano tão próximo do governador e tenho a certeza de que isso se reverterá em benefícios para nossa cidade”.
Já ocupando sua cadeira, Hilma ouviu de todos os novos colegas de Câmara, palavras de boas-vindas, de acolhida. Discursando, Hilma recordou aspectos de sua atuação como vereadora e reafirmou seu compromisso de trabalhar pelo povo de sacramento.