A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica de Sacramento, com o apoio da Vigilância regional, de Uberaba, realizou, nos dias 28 e 30 últimos, a implementação do projeto 'ProgramAção Saúde do Trabalhador', que tem como objetivo avaliar e proporcionar mais qualidade de vida para os funcionários da Prefeitura.
Gislene dos Santos, técnica em segurança da PMS, contratada pelo prefeito Wesley De Santi há três meses, informou que esse é o primeiro trabalho do PCMO (Programa de Controle Médico Ocupacional), realizado na prefeitura para promover a saúde do trabalhador. “Esse programa não visa apenas a aferição da saúde através de alguns testes, mas há também o questionário, 'Qualidade, Vida e Trabalho' – Q.V.T. Através desse questionário, vamos descobrir as dificuldades do dia a dia e os problemas de saúde apresentados por esse funcionário, para, a partir daí, realizar os procedimentos de Saúde Ocupacional, que são os exames periódicos, específicos para cada setor”, afirmou.
No primeiro dia, 28, cerca de 250 funcionários dos setores, almoxarifado, administrativo e rodoviário passaram por uma bateria de testes. Todos eles tiveram aferida a pressão arterial, o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), dosagem de açúcar no sangue (Glucoteste) teste tuberculínico (P.P.D) e formulário Qualidade de Vida Trabalho (Q.V.T). No segundo dia do programa, 30, passaram por imunização para atualização do cartão de vacinas e leitura do P.P.D.
O próximo passo, segundo Gislente, é a implementação dos EPIs - equipamentos de proteção individual' - será a aplicação dos programas oriundos do EPI: Programa de Controle Médico Ocupacional - PCMO, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e, também o Segurança Engenharia de Medicina do Trabalho – SEMET e o Programa de Prevenção De Riscos Ambientais - P.P.R.A.
“- São programas a serem implantados a médio e longo prazo”, informou, agradecendo o incentivo e o apoio do prefeito Wesley De Santi de Melo e dos secretários de Saúde e Obras, respectivamente, Edward Meirelles e Cacildo Duarte Bonatti.
Regional ajuda na capacitação
Todos os testes realizados nos funcionários foram feitos pelos técnicos das unidades básicas de Saúde da cidade, sob a supervisão técnica de Célia Fernandes de Matos, sacramentana funcionária da coordenadoria de Epidemiologia da Superintendência da Saúde, de Uberaba, no setor de doenças transmissíveis.
“- Nosso intuito aqui hoje, além de fazer os testes com esses funcionários é, também, o de capacitar os profissionais das salas de vacinas para que possam atender a demanda. É um treinamento especial, porque a vacina contra tuberculose, a BCG. É uma vacina especial, que é aplicada de forma diferenciada, ela é intradérmica. Esse treinamento é diferenciado, devido á complexidade da técnica e Sacramento estava em falta desse tipo de profissional para atender a demanda da cidade”, justificou.
Para Merlyn Matos Ocanha, enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica da PMS, a partir de agora as unidades de saúde estão supridas de profissionais treinados para realizar esses testes. “Como o município estava carente de profissional habilitado em BCG, buscamos o apoio da Regional da Saúde em Uberaba e unimos as duas ações, que deram certo, os colaboradores são atendidos, fazem os procedimentos e os postos ficaram supridos com os profissionais treinados”, afirmou.