Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Com três shows de graça, cidade comemora 191 anos

Edição n° 1272 - 26 Agosto 2011

 

 

 

Sacramento comemorou entre os dias 20 a 24, os seus 191 anos de fundação e quem ganhou o presente foi a população que compareceu em massa aos festejos promovidos no Parque de Exposições Hugo Rodrigues da Cunha, que teve portões abertos no domingo, segunda e quarta-feira, 24, data do aniversário e feriado municipal.

Uma missa na Igreja Matriz de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, às 10h00, em ação de graças pelo aniversário da cidade, foi concelebrada pelos párocos, Pe. Valmir Ribeiro, da paróquia central, e Pe. André Camargos, da paróquia mãe, de Nossa Senhora do Desterro, do Desemboque, berço da cidade de Sacramento e do Triângulo Mineiro.

Após a missa, acompanhados em oração pelos párocos, os fieis estiveram no Monumento do fundador da cidade, Cgo. Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, que ali erguera, no século XIX um Oratório, alguns anos depois transformado em Capela e que seria, futuramente transformada na Igreja Matriz da padroeira da cidade, Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.  

Na parte da tarde, a partir das 13h00, a movimentação no Parque de Exposição foi total, com brincadeiras para a criançada, com a festa emendando noite a fora com a final do rodeio, espetáculo pirotécnico e  show com o grupo de pagode, Só Pra Contrariar (SPC), e a dupla Ruan e Rafael. 

Uma festa à parte dentro da tradição dos festejos, foi o 32º Torneio Leiteiro que este ano bateu recordes de produção. A avaliação é do coordenador Luciano  Skaff, há três anos à frente do evento. “Com certeza, desses três torneios que fizemos,  esse bateu o recorde em produção e animais, a média foi muito alta. A disputa entre as categorias foi muito acirrada e  a quantidade de gado cresceu muito, o barracão ficou pequeno, não fossem três participantes desistirem, por falta de funcionários,  não teríamos como abrigar todos os animais”, reconheceu, anunciando para 2012 a realização do Torneio Regional.  “Pretendemos fazer o torneio regional, montar uma estrutura própria para abrigar os animais. Já temos interessados em participar. Isso vai ser bom  pra cidade e um resgate da regionalização do torneio”, informou.