A cidade de Conquista, terra da novelista, Janete Clair, o escritor contemporâneo Dimas da Cruz Oliveira e do conhecido monsenhor Juvenal Arduini, sacerdote, filósofo, sociólogo e antropólogo, completou 100 anos neste 30 de agosto e comemorou com gáudio o seu centenário.
Várias atividades e inaugurações marcaram a data, dentre elas, o monumento alusivo à data, homenageando as famílias imigrantes do município, inaugurado pela prefeita Vera Guardieiro e o lançamento do selo comemorativo do Centenário de Conquista.
A solenidade do Centenário de Conquista foi prestigiada pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, presidente da Câmara, Túlio Moreira dos Reis, deputado Antonio Carlos Lerin, o comandante da 5ª RPM, coronel Laércio dos Reis Gomes, gerente regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, João Francisco de Sousa e prefeitos das cidades vizinhas.
Algumas personalidades também foram homenageadas com a Comenda do Centenário: o ex-prefeito Rui da Matta Costa, desembargador José Atônio Baia Borges, deputado Délio Malheiros e Sra. Benedita de Castro Mahler, cuja data de nascimento coincide com o ano de fundação da cidade.
A entrega formal do selo que marcou o centenário foi, oficialmente, feita pelo diretor Túlio Moreira, à prefeita Vera Lúcia Guardieiro e a Flávio Stort Silva, que representaram o poder Executivo e ao presidente da Câmara, Túlio Moreira dos Reis.
Após a entrega, o diretor regional, João Francisco declarou ser uma alegria e honra para os Correios participar de um momento importante na história de Conquista, com o lançamento de uma peça filatélica para homenagear o Centenário de uma cidade que é uma referência histórica regional.