Com a presença de todos os vereadores, o presidente José Maria Sobrinho inaugurou, oficialmente, a Biblioteca da Câmara Municipal de Sacramento, que recebeu o nome de Velipe Costa Venites, em reconhecimento ao grande trabalho realizado tanto em sua vida profissional como na vida pública.
Noite de homenagens na Câmara Municipal de Sacramento, na sessão de segunda-feira, 27, com a inauguração da Biblioteca 'Dr. Felipe da Costa Venites', numa justa homenagem àquele que teve assento naquela Casa de Leis por três mandatos: 1947/1950, 1955/1958, 1959/1962 e 1963/1964, ocupando a presidência em três legislaturas.
A biblioteca é uma iniciativa do presidente José Maria Sobrinho. “Nossa pretensão primeira é dotar a Casa de uma ferramenta de pesquisa, não só para os vereadores, mas também para a população em geral. Em princípio, ela será dotada de livros jurídicos para consulta dessa assessoria e dos vereadores. Mas eu pretendo e se Deus assim permitir, incrementá-la, ampliá-la e dotá-la de livros de toda natureza para que ela sirva como fonte de pesquisa para os cidadãos em geral”, justificou.
Falando sobre a homenagem, o presidente enalteceu o advogado e ex-vereador, Felipe da Costa Venites, de saudosa memória. “A homenagem, que é muito pertinente, ao grande advogado e, sobretudo, um ex-vereador, Dr. Felipe da Costa Venites, que foi também presidente desta casa, uma das personalidades mais cultas que já passaram por Sacramento. Esta é uma justa homenagem ao ilustre homem público, querido e respeitado em nossa cidade. Preservar a memória de Dr. Felipe é não deixar morrer a história daqueles que lutaram para uma Sacramento melhor”, justifica, afirmando que contou com o apoio direto dos vereadores Carlos Alberto Cerchi e Bruno Scalon Cordeiro. “Eles me auxiliaram na criação e deliberamos em comum nomeá-la 'Dr. Felipe da Costa Venites',
O ex-juiz de Direito da comarca, Rui da Matta Costa, em eloqüente discurso saudou o patrono da nova biblioteca da Câmara, reconhecendo-o como ex-professor e fiel amigo, com quem muito aprendeu. Destacando a carreira jurista do homenageado, Rui da Matta finalizou intitulando seu discurso de, “O artista da palavra”. Veja nesta edição a íntegra de sua mensagem.
Destaque-se que a homenagem da Câmara Municipal, dá-se no ano em que se comemora o centenário de nascimento (7/10) de Doutor Felipe.
Para o advogado Juarez Ribeiro Venites, filho do homenageado, essa é mais uma manifestação de carinho e reconhecimento. “É a homenagem de um poder constituído, do qual meu pai teve a honra de pertencer por algumas legislaturas. Entendo que em virtude do trabalho que ele prestou em prol da nossa cidade, a atual direção da Casa, juntamente com os vereadores Bruno Cordeiro e Carlos Alberto Cerchi entenderam de atribuir à biblioteca, importante departamento da Casa, o nome do meu saudoso pai. Para nós isso é uma grande honra, por isso aqui estamos para agradecer essa homenagem”.
O advogado Felipe da Costa Venites morreu em 11 de abril de 1985 e deixou os filhos, Juarez Ribeiro Venites, casado com Maria Terezinha Andrade Venites, pais de Séfora, Sarah, Ester; e Rosana Venites, e o filho do coração, Felipe Dione Galdino.