Com a presença de secretários de Agricultura, de Saúde, chefes de Vigilância Sanitária e de Inspeção Municipal do Alto Paranaíba, Sudoeste de Minas e Triângulo Mineiro, a
Câmara municipal de Sacramento realiza, dia 22 próximo, o III Simpósio de Sistema Brasileiro de Inspeção.
De acordo com o vereador Marcelino Marra, protagonista do evento, os dois primeiros simpósios para discutir questões relativas à inspeção de alimentos, sobretudo os derivados do leite, já foram realizados em Uberlândia e em Patos de Minas. “O governo federal criou em 2006 o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e de lá pra cá os municípios vêm tentando fazer regras, porém, com relação aos produtos artesanais, as pessoas nao conseguem comercializar”, disse.
Marra contou aos repórteres como o ex-presidente Lula criou a Suasa. “Há uma história envolvendo o presidente Lula em Erechin, quando um morador lhe ofereceu um salame. Ele comeu e disse que compraria para levar para Brasília e o morador respondeu: “- Não tem como, presidente, eu sou proibido de comercializá-lo aqui no meu município. Nao deu outra, o presidene criou a Suasa”, contou.
A partir do decreto de julho de 2010, a permissão foi dada aos municípios para instalarem um sistema equivalente ao Sistema de Inspeção Federal (SIF), que nos municípios é o Sistema de Inspeção Municipal (SIM). “Erechin – conta mais Marra – foi o primeiro município brasileiro a criar o SIM; Uberlândia foi o seguinte, já com uma vantagem a mais, ali, os produtores podem vender incluisve para fora do município e até outros estados”.
O vereador ressalta que na nossa região, nenhum município possui o Sistema de Inspeção Municipal, a nao ser Sacramento, reativado por ele em 2010. “O SIM foi criado em Sacramento em 2000, mas ele nunca foi colocado em prática. No ano passado, a prefeitura contratou uma médica veterinária especialmente para essa inspeção e o SIM avançou. Hoje, Sacramento possui oito açougues que manipulam seus produtos e os comercialziam normalmente, por estarem dentro das normas”, disse mais, justificando que o Simpósio objetiva levar aos municípios da região as informaçoes necessárias para implementarem o SIM nos municípios.
Pela programação piloto, adiantada por Marcelino Marra ao ET, no Simpósio serão discutidos os seguintes assuntos: 'Política estadual da agroindustria familiar' (Lei Estadual 9. 946/11), com o palestrante deputado Antonio Carlos Arantes, da Comissao de Agricultura da ALMG; 'A questão do leite e do queijo', abordada por Pedro Artung, agrônomo do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), responsável pela retomada da legalização do leite e do queijo em Minas. Rodrigo Heitor, diretor da Segurança Alimentar da Secretaria da Agricultura de Uberlandia, falará sobre 'Os desafios para implantar um sistema equivalente ao SIF'.
‘‘E, finalmente, um representante de Sacramento estará falando sobre o SIM, apresentando os resultados obtidos até agora’’, finalizou.