Sessão solene na sexta-feira, 16, marcou as comemorações dos 140 anos da instalação da Câmara Municipal de Sacramento com o descerramento da placa e lançamento do selo alusivo à data. Na mesma sessão, outorga da Comenda da Ordem do Mérito Legislativo “Dr. Clemente Vieira de Araújo”, aos sacramentanos que de alguma forma se destacaram e destacam nos serviços à coletividade e do Titulo de Cidadania Honorária pessoas que escolherem Sacramento como sua terra e aqui prestam relevantes serviços. Toda a solenidade foi abrilhantada pelo Coral Camerata Lux, de Belo Horizonte, sob a regência de Luzia Antoniol, no coreto da praça Getúlio Vargas.
Câmara Municipal: 140 anos
A história da Câmara Municipal de Sacramento começa com a lei provincial n°1. 637, de 13 de setembro de 1870, que cria o município de Sacramento, festivamente instalado em 6 de novembro de 1871. Com a instalação do município, foi instituída a primeira Câmara Municipal, também presidida por Manoel Gonçalves de Araújo, também chefe do Executivo, denominado na época por Agente Executivo, por cumular cargos nos dois Poderes Municipais - Executivo e Legislativo, modalidade que perdurou até o ano de 1931, quando foi instituído o Conselho Consultivo, através do decreto n°7, em 6 de abril, que nomeou também o primeiro prefeito de Sacramento - José Ribeiro de Oliveira.
Ao longo de sua história centenas de ilustres cidadãos foram incumbidos de nortear os destinos do município, juntos com os agentes executivos e presidentes: Joaquim Rodrigues Braga, (1872/ 73, depois de 1873 a 1877, o primeiro com mandato de quatro anos), Augusto César Ferreira (1887/90), Ten. Cel. Benjamim Augusto Vieira (substituído por Joaquim Gonçalves de São Roque, mas volta à Câmara como presidente em 1898/ 1900), Capitão Vicente de Paula Vieira (1890 até 1891, ano da instalação da Comarca de Sacramento), José Onofre Muniz Ribeiro, George Hermann Rodolfo Tormim, Júlio Gonçalves Borges, Cel. José Afonso de Almeida (teve o mais longo mandato como Agente Executivo de 1905 a 1921), Cel. Franklin Vieira , Júlio Gonçalves Borges (que volta à Câmara entre 1927/1930 e foi o último Agente Executivo eleito.
Dissolvida a Câmara em 3 de outubro de 1930, foi instalado o Conselho Consultivo, em 10 de abril de 1931, e eleito o primeiro prefeito de Sacramento, José Ribeiro de Oliveira, o Dr. Juca). Em 1946, foi eleito presidente da Câmara o vereador Paulo da Graça Lima, mas em 1947, Dr. Cláudio Afonso da Costa, exerce o mandato na condição de Interventor nomeado pelo Governo de Minas, nos fins da ditadura vargusita.
Após a redemocratização do país, a presidência da Câmara volta ao vereador Paulo da Graça Lima e a partir daí, a cada mandato sucederam-se os presidentes até os dias atuais: José Valadares da Fonseca, Felipe Venites, Geraldo Gomes de Menezes, Hermócrates Corrêa, Luiz Antônio Afonso, José Artur Barbosa Afonso, José Rosa Camilo, João Magnabosco¸ José Luiz da Matta, Aziz Antônio dos Santos, Ivone Regina Silva Carlos Alberto Cerchi, Wesley De Santi de Melo, Bruno Scalon Cordeiro e atualmente, o vereador José Maria Sobrinho,
Destaque-se que muitos, a exemplo do que ocorreu com os agentes executivos, ocuparam o cargo mais de uma vez.
Para perpetuar a data, o presidente José Maria Sobrinho descerrou a placa, que será afixada no pátio interno da CMS. Ainda para perpetuar a história, a Câmara lançou o selo comemorativo que fará parte do acervo histórico e será utilizado nas correspondências do Legislativo. Como parte das comemorações, iluminação inédita no histórico prédio do paço municipal e foguetório, sob aplausos das autoridades e público presente.
Os novos filhos da terra do Borá
Muitos são aqueles que deixam seu rincão natal, suas origens em busca de novas paragens e, por motivos pessoais ou profisisonais se encontram a viver ou a trabalhar em Sacramento; dando o seu contributo de cidadania, trabalhando na e pela comunidade, engajadas no desenvolvimento local e, sobretudo adotam e amam como sua, as terras do Borá e de tantos filhos. A terra de todos aqueles que aqui vivem, pessoas como as relacionadas abaixo.
Antônio Corrêa
Homenageado pelo vereador Danylo Gonçalves Silva, é natural de Cerqueira César, (SP). Chegou a Sacramento nos anos 1970 para trabalhar na empresa Pinusplan Reflorestadora Ltada, exercendo a função de chefe de obras até 1979. Após um período de trabalho na fazenda como agricultor, por volta de 1983, abraçou a profissão de caminhoneiro, exercendo a profissão até a aposentadoria. Antonio é casado com Leda Borges Corrêa, pais de Rodrigo, Christiano e Antônio Augusto.
César Donizete
Recebeu homenagem do vereador Alex Vinício Bovi. Cabo PM César Donizete de Oliveira, 50, natural de Patos de Minas, chegou a Sacramento há mais de 30 anos, como soldado da PPMG, até aposentar-se com uma folha de serviços irrepreensível, quase toda ela vivida em Sacramento, onde ficou conhecido como o César Policial, o César do Futsal, o César da Mocidade, o César do Carnaval, o Cesar da Beija-Flor. Casado com a carnavalesca Rosemeire Idualte tiveram os filhos Gabrielly, Nayan e Naíne, quatro e o neto Antony.
Eliana Aparecida
Homenageada pelo vereador Bruno Scalon Cordeiro, é natural de Tapira, filha de Maria Luzia Lemos e Lázaro Ribeiro Lemos. É professora e farmacêutica, pela Universidade Metodista de Piracicaba. Abriu sua primeira farmácia, na cidade em 1998, no ano seguinte já em imponente prédio próprio na Avenida Vigário Paixão 112, onde está instalada a matriz da Medicinal Pharma (filial no bairro Perpetuo Socorro), que gera 20 empregos na cidade. Casada com o promotor de Justiça, Márcio Oliveira Pereira, Eliana é mãe de dois filhos.
Geraldo Eustáquio
Geraldo Eustáquio da Silva, 51, homenageado pela vereadora Hilma Terezinha Nascimento Fonseca, é natural de Patos de Minas. Desde cedo passou a ajudar os pais nas lides rurais. Aos 16 anos decide ir para a cidade. Aos 18 anos fez o serviço militar obrigatório e logo ingressou na PMMG, concluindo curso de soldado em 1981, foi destacado para trabalhar em Sacramento, onde se aposentou em 2010 como subtenente. Casado com Maria do Carmo Borges, desde 1985, Geraldo é pai da jovem fisioterapeuta Caprice Christina Borges Silva.
Lucimeire Luna
Lucimeire Luna Miranda recebeu homenagens do vereador José Maria Sobrinho. Natural de Ponte Nova (MG). No ano de 1992, casou-se com Geraldo Antônio Miranda e veio para Sacramento, onde teve oportunidade de continuar os estudos e constituir família. Os dois filhos, Pedro Henrique e Afonso, não foram empecilhos para a determinada Lucimeire cursar o Normal Superior e o curso de História, em Araxá. Hoje a professora leciona na rede municipa e no Colégio Rousseau. Além disso é pessoa engajada na vida social e na Paróquia.
Ronaldo Bezerra
Ronaldo Bezerra, 49, homenageado pelo vereador Marcelino Marra Batista, é natural de São Joaquim da Barra (SP) e chegou a Sacramento no ano de 1982, como funcionário do Banco do Brasil, onde permanece trabalhando até hoje. Em1985 casou-se com Ihana Junqueira de Castro Bezerra, fixando residência em Sacramento, onde nasceram os filhos Thiago e Fausto. Após 15 anos na cidade, Ronaldo funda com a esposa Ihana, a Academia Atlântica. Dedica-se a vária atividades sociais e filantrópicas.
Os comendadores
Enerstino Gabriel
Dias, 77, homenageado pela vereadora Hilma Terezinha Nascimento Fonseca, nasceu na região dos Bráulios (Jaguarinha), onde viveu até os 32 anos. Mudando-se para a cidade, passou a trabalhar na construção da usina de Jaguara; depois motorista da SBE. Depois adquiriu um caminhão de transportes com o qual trabalhou por 32 anos até aposentar-se. Não adepto a ociosidade há 12 anos dedica-se a atividade de reciclagem de latas de alumínio.Ernestino é casado com Luzia Januário pais dois filhos.
José do Carmo
Martins, sacramentano nascido na região do Bananal, é casado com Maria Benedita Martins, pais de seis filhos. Trabalhou com Napoleão Karashima, na lida com hortaliças e aposentou-se com funcionário da Prefeitura Municipal de Sacramento após 22 anos de trabalho como gari. A partir da aposentadoria, José do Carmo passou a dedicar-se mais e mais na comunidade, quer na vida religiosa da Paróquia e como Congadeiro.
José Loyola,
75, homenageado pelo vereador José Maria Sobrinho, advogado, conciliador do juizado de pequenas causas durante dez anos. Fundou com os irmãos Geraldo e Antônio a empresa Irmãos Loyola Ltda, especializada no ramo de exportação de Café. José Loyola é casado com Iraci da Silva Loyola pais de quatro filhos. Foi vereador e fundador do PFL, além de participar diretamente da administração de várias entidades de filantropia da cidade.
Lemir Feliciano
de Deus, 60, homenageado pelo vereador Danilo Gonçalves Silva, é sacramentano, viúvo de Célia Maria Gomide Feliciano e pai de Saulo e Sarah. Engenheiro e empresário de sucesso, notoriamente reconhecido no meio social, sempre buscou empreender nas atividades encampadas. Ingressou na vida pública elegendo-se como vice-prefeito, ao lado de Dr. Biro, quando exerceu o cargo de secretário de Obras, de 1997 a 2000.
Maria Abadia
Costa Santana, homenageada pelo vereador José Américo de Oliveira, nasceu na fazenda Gameleira. Há 42 anos é casada com Francisco Silvério Santana com quem teve cinco filhos. Há 12 anos é voluntária na CIJU São Vicente de Paulo, trabalhando com costura, cortinas e a vida daqueles que passam por ali e faz parte da diretoria contribuindo ativamente nos eventos que a instituição realiza, além de ser voluntária em outras obras.
Oraldo José
de Oliveira, 81, homenageado pelo vereador Alex Venício Bovi, um sacramentano que se destaca pelo amor ao trabalho, desde os oito anos, ajudava o pai a colher os frutos da terra, que eram trazidos de carro de bois para a cidade. Aos 22 anos já casado e pai de três filhos, mudou-se com a família para Goiatuba (GO), retorna a Sacramento, muda-se para Jeriquara. Após 20 anos retorna à sua cidade. Mesmo aposentado, continua trabalhando.
Rubesmar Martins
Lobato, 62, recebeu homenagem do vereador Marcelino Marra Batista. Sacramentano, que aos 14 anos começou a trabalhar como ajudante de motorista. Passou pela Mendas Jr. Aos 20 anos, comprou o primeiro caminhão e montou uma grande frota com a Transportadora Lobato. Aposentado, dedica-se ao ramo imobiliário. Rubesmar é casado com Maria Lúcia Batista Lobato, pais de quatro filhos.