O presidente da Câmara, vereador José Maria Sobrinho (PR) recebeu, no Paço Municipal, para um café da manhã, dia 18 de maio último, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um grupo de pessoas que se servem do Centro de Atenção Psicossocial, de Sacramento. Ao lado dos servidores da Câmara, José Maria falou da importância do dia e de seu lema, 'Por uma sociedade sem manicômios', propondo a construção de uma sede própria para o CAPS.
O dia 18 de maio ficou conheci,do como 'Dia Nacional da Luta Antimanicomial, quando essa data foi instituída, em 1987, durante a realização em Bauru (SP) do Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental. Um documento assinado deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema, “Por uma sociedade sem manicômios”, e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira, focada na inclusão do paciente ao convívio social, abandonando a terrível forma de excluí-lo da sociedade via internações em manicômios.
Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da atenção à saúde mental, mas principalmente questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.