Na última terça-feira, 29, o vereador Marcelino Marra (PPS) participou de reunião dos representantes do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra da Canastra, que acontece bimestralmente, para tratar dos aspectos ambientais e econômicos pertinentes ao parque.
Representando o município de Sacramento, além do vereador Marra, participaram da reunião a diretora de Turismo, Virginia Dolabela, conselheira pelo Governo Municipal, e o empresário Frederico Crema Leis, da Maritaca Turismo, na qualidade de conselheiro e empresário.
Na oportunidade, o vereador Marra, falou a importância do projeto de construção da Estrada Ecológica da Serra da Canastra, a BR 146, que integrará as cidades balneárias do sul de Minas e São Paulo aos principais centros do país. “Como a Estrada Ecológica, daí o seu nome, vai passar nas imediações do Parque, ela vai permitir, no futuro, importantes roteiros turísticos para esta região”, disse.
O empresário Frederico Leis, recentemente convidado pelo Ministério do Turismo a participar do Programa Benchnar King, que reuniu dez empresários brasileiros para uma visita de 12 dias no Parque Tambopata, no Peru, com objetivo de avaliar o turismo de base comunitária, falou de sua experiência. “Durante esse período houve uma rica troca de experiência. Entre as práticas aprendidas, pude trazer 20 técnicas aplicáveis a nossa região”, informou, pontuando uma a uma durante a reunião.
Outro tema debatido na reunião, conforme informação do vereador Marcelino Marra, na reunião, foi o Projeto do Lobo Guará, defendido pela ONG Pró-carnívoros. “A ONG pretende estabelecer um plano de ação de conservação para a espécie a ser aplicada ao longo da área do Cerrado como um todo, onde o mesmo padrão de ocupação humana e desenvolvimento e impactos concomitantes em cima da vida selvagem podem ser vistos”, explicou.
A próxima reunião foi agendada para o dia 31 de maio, às 13h00, na Sete Voltas, município de Sacramento.