Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bagua fala sobre gestão e é candidato a reeleição em 2012

Edição n° 1289 - 23 Dezembro 2011

O jornal o Estado do Triangulo entrevista em seu gabinete o Prefeito Wesley De Santi de Melo “Bagua” que fala da sua administração nos três primeiros anos de governo, das suas realizações e obras, mostrando os avanços que Sacramento vem obtendo nesta gestão, e na sua visão a necessidade da continuidade das ações que realmente fará que cada vez mais Sacramento caminhe no sentido do crescimento econômico e do desenvolvimento sustentável proporcionando a sociedade como um todo mais oportunidades e melhor qualidade de vida. 

O prefeito diz que é candidato a reeleição no pleito eleitoral do próximo ano se o grupo aliado assim entender.

 

ET - Baguá são três anos de governo como você se sente com relação às suas expectativas do inicio de mandato?

Quando eleito para o mandato de Prefeito, assumi com o pensamento de que agora com a caneta na mão vou poder fazer tudo àquilo que sempre sonhei para o desenvolvimento e crescimento da minha cidade.

Quando você senta nessa cadeira e começa a tomar pé da situação real do município, da limitação financeira existente e da burocracia que a administração publica tem que se submeter, é que sentimos o quanto é difícil para chegar onde planejamos e almejamos na velocidade que as coisas precisam e necessitam acontecer.

No primeiro ano de governo não da pra realizar muita coisa, basicamente é colocar a casa em ordem, sanar dividas que ficaram, e planejar, planejar o que você quer e vai fazer da sua administração a partir do segundo ano de governo. Mesmo assim já no primeiro ano conseguimos realizar algumas ações, umas em função do relacionamento com aliados do governo federal e estadual e outras pela austeridade e determinação que nosso governo impôs, e por essas razões e por tudo que conseguimos fazer ate o presente momento posso te responder com tranqüilidade que considero realizado pelo que fiz e por tudo aquilo que ainda concretizarei ate o final do mandato.

 

ET – Prefeito “Bagua” a referencia na questão de limitação financeira não diverge dos orçamentos aprovados em 2011 e agora o de 2012 que chega a 79 milhões de reais.

Walmor quando apresentamos os números da previsão orçamentária é preciso entender o que realmente significa um orçamento. Primeiro é que é uma expectativa de receita que pode ser menos e pode ate ser maior ainda, em segundo lugar é preciso entender como é a composição desse orçamento e como o mesmo tem que ser executado, às vezes fica parecendo em algumas colocações que o prefeito tem 72 milhões de reais pra gastar onde, como e quando quiser, e poucas pessoas sabem que não é assim. È por isso que fica muito fácil o discurso de que o município esta nadando em dinheiro e o prefeito não ta fazendo nada. 

Vamos fazer algumas considerações com relação a isso. Na composição orçamentária de 2012 que é de 79 milhões, 6 milhões é uma previsão de receita de passivo da ação do ICMS que pode ou não sair no ano de 2012, outros 7 milhões é receita prevista para convenio com a Funasa que tem como objeto de destino Saneamento e Abastecimento de Água. 

As receitas de repasse chegam a 4 milhões de reais, este dinheiro é o que chamamos de verbas de convênios que entram no município pelo governo do estado ou federal e só pode ser aplicado nos seus objetos específicos e outros 3,5 milhões é relativo ao orçamento do SAAE que é uma autarquia independente e é a própria gestora do seu orçamento isso soma 20,5 milhões. 

Então veja bem que já não é 79 milhões mais, o numero agora é de 59,5 milhões. Destes você tira mais ou menos uns 4,5 milhões que são repasses Federais e Estaduais ao FMS – Fundo Municipal de Saúde, o numero já cai para 55 milhões. 

Ai vem os gastos fixados pela constituição que é 25%  mais ou menos 15 milhões para a educação incluindo ai o salário dos professores, para a saúde seria mais 15% mais no nosso caso só de recursos próprios ou seja o que nos tiramos da receita corrente do município é 22% ou seja mais 15 milhões, dos 79 milhões já nos resta apenas 25 milhões ou seja mais ou menos 1/3(um terço) do orçamento. Com esse 1/3 temos ainda metade da folha dos funcionários e encargos sociais para pagar o que soma 13 milhões, para pagar convênios, subvenções e recursos do Fumas – Fundo Municipal de Assistência Social são mais 5 milhões. Para a Câmara Municipal são 2,5 milhões e para a Cemig Companhia energética de Minas Gerais mais 1,2 milhões. 

Veja bem sobra 3.3 milhões de reais  para custearmos todas as demais despesas e fazer investimentos necessários  como o abastecimento de toda a frota, contratação de assessorias especializadas, investimentos, conservação de estradas, pontes e mata-burros, reformas de casas, realização das festas tradicionais do município, auxilio a estudantes universitário investimento nas atividades esportivas e outras despesas ocasionais. Então Walmor sobra muito pouco para o prefeito investir naquilo que ele acha importante, nosso diferencial é que temos economizado muito com nossas contratações e serviços, o que nos tem possibilitado realizar mais ações nesta administração.

 

ET – Se o orçamento é tão apertado assim como explicar as obras que estão em andamento e as que você diz que serão realizadas até o final do seu mandato?

As obras na sua grande maioria são com recursos que carreamos tanto do Governo Federal como do Governo Estadual, estas obras é o resultado primeiro, do excelente relacionamento que meu governo tem com o Governador Anastásia e a Presidenta Dilma com nossos Deputados Estaduais e Federais e ate mesmo com entidades como a Caixa Econômica Federal, a Fundação Nacional de Saúde e outras mais. 

Para você ter uma idéia com a Caixa Econômica conseguimos que até o final dessa minha gestão atingiremos o montante de mais de 35 milhões de investimento na construção de 612 casas, 80 no Residencial Eurípedes Barsanulfo e 232 no Jardim das Acácias I e mais 300 no Jardim das Acácias II. Junto a Funasa já publicado no DOU foram liberados R$ 3.3 milhões de reais para obras de ampliação e adequação do esgoto sanitário na zona urbana e implantação de Sistema Sanitário nas comunidades do Quenta Sol, Desemboque e Vila Jaguará.Para asfalto, infra-estrutura e edificações são mais de 5 milhões, para maquinas, equipamentos e veículos 4 milhões, isso já totaliza ate o momento 47,3 milhões de reais, e para 2012 serão mais 10 milhões no Projeto Brasil Profissionalizado e mais 8 milhões sendo 3.4 milhões para o Sistema de Abastecimento de Água, e 4,6 milhões de emendas parlamentares para infra-estrutura, aquisição de maquinas, veículos e equipamentos alem da emenda popular de 600 mil do orçamento participativo da união para a saúde e de outras verbas que ainda estamos buscando junto aos governos federal e estadual. Vamos chegar ao final do mandato com aproximadamente 67 milhões de reais de recursos extraordinários capitaneados e investidos no município de Sacramento, isso só no meu governo, é muita coisa para um único mandato, eu particularmente não tenho conhecimento que alguma outra gestão tenha conseguido tanto. 

E isso é sem duvida fruto do trabalho incessante que eu exerço nos gabinetes de deputados, secretários e ministros de estado em Brasília e Belo Horizonte.

 

ET – Falando nas casas “Bagua” quando começa as do Jardim das Acácias e a questão da prestação das mesmas.

Vamos por parte para que fique bem claro toda esta questão. Primeiro as casas do Eurípedes Barsanulfo estão com 60% das obras concluídas e serão entregues em Março ou Abril, quanto as prestações realmente tem sim uma diferença nos valores das mesmas. 

No caso do Eurípedes Barsanulfo que teve o contrato assinado em dezembro de 2010, a casa de 61.18 m2 foi avaliada pela Caixa em 55 mil reais e a casa de 42 m2 foi avaliada em 36 mil reais a primeira com subsidio do governo federal de 11 mil reais e a segunda com subsidio de 7,8 mil reais, ai você me pergunta então porque a diferença nos valores das prestações.

Ocorre o seguinte o Programa Minha Casa Minha Vida tem critérios diferentes de tratamento para cada um dos contratos assinados, já que os mesmos são de caráter individual. Esses critérios levam em consideração a renda familiar, idade, tempo de contribuição do FGTS e outros itens como juros e seguros, é por isso que acontece de haver diferenças nas prestações, quanto maior a renda, idade superior a 55 anos e menor tempo de FGTS a prestação aumenta um pouco. Já para o Jardim das Acácias I que os contratos com a Caixa começam a ser assinado no dia 28 de dezembro 2011 a mesma casa de 61,18 m2 foi avaliada pela Caixa em 65 mil reais, as outras casas serão de 45 m2 e foi avaliada em 49 mil reais com os mesmos subsídios do programa federal de 11mil e 7,8 mil  reais, considerando para o calculo das prestações os mesmos critérios referidos anteriormente, e tendo essas casas uma avaliação maior, conseqüentemente às prestações das mesmas também são maiores já que o tempo de financiamento das mesmas são iguais, e pelos motivos expostos acima os valores das prestações também são diferentes para cada contrato. 

Agora é bom lembrar as pessoas que, uma vez assinado os contratos as prestações não aumentam mais, pelo contrário, elas vão caindo a cada ano, no próprio contrato traz a progressão de declínio das prestações. No caso do Jardim das Acácias I as obras começaram ainda nesse ano com previsão de inicio da entrega em setembro de 2012 e termino até dezembro, este prazo é definido pelo contrato. 

O Jardim das Acácias II é um projeto integrante do PAC II, embora esteja dentro do Programa Minha Casa Minha Vida ele tem tratamento diferenciado, as obras começaram no final de Janeiro com previsão de conclusão também para dezembro de 2012.

 

ET – Prefeito qual a razão de uma avaliação diferente se todos os projetos estão dentro do Programa Minha Casa Minha Vida.

Bem Walmor isso é uma questão da Caixa e de diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal para a execução do Programa, quanto à avaliação temos que considerar a diferença de um ano para assinatura dos contratos e a avaliação da Caixa considerou que a localização dos loteamentos tem uma valorização diferenciada.

O importante e o que precisa ficar claro é que a Prefeitura participou e só teve ação na garantia de viabilizar o recurso para ser investido em Sacramento, na doação dos lotes para possibilitar a cada donatário efetivar o contrato com a Caixa dentro dos critérios e padrões estabelecidos pela mesma. Agora sob todos os aspectos eu considero um grande ganho para cada um dos donatários que estarão adquirindo um patrimônio de valor considerável.

 

ET - “Bagua”  foi doado um terreno para construção da Escola Técnica Federal de Sacramento como esta o andamento, quando começam as obras?

Walmor concluímos a primeira etapa, o terreno esta doado para o estado, fomos considerados aptos pelo Ministério da Educação e agora vem a fase da audiência publica que é coordenada pelo MEC para definir a aptidão regional e estabelecer os cursos profissionalizantes que serão implantados, ai é liberado o recurso e autorizado a licitação, a obra deve começar logo. 

Mais o que é realmente importante dizer, é o que significa para Sacramento esta obra, o que significa para Sacramento esta Escola Técnica Federal, eu como Prefeito vou orgulhar pelo resto da minha vida pela realização deste sonho, que com certeza é o de todos, sem exceção, de todos os Sacramentanos, sobretudo daqueles que não tem condições para financiar um curso técnico em outras cidades. 

Fico feliz também por estar concretizando mais um compromisso do meu governo com a sociedade. Esta Escola é fruto do nosso trabalho e do excelente relacionamento com o Governo Federal e Estadual, neste caso através da Secretária de Ciência e Tecnologia na pessoa do secretário Nárcio Rodrigues.

 

ET – São três anos de mandato valeu a pena ser eleito. como você se sente com relação a isso?

No meu primeiro mandato de vereador despertou-me o interesse de ser prefeito, e a partir disso sempre trabalhei no sentido de alcançar esta meta. E porque isso, no legislativo via muitas coisas que eu gostaria que fossem conduzidas de uma forma diferente. 

Quando fui presidente da Câmara e tive a experiência da administração publica, sendo gestor do dinheiro público é que tive a certeza de que faria diferente numa possível administração municipal, tanto que quando ainda era estudante de direito vinha às vezes no ônibus pensando como eu faria isso, seria assim, seria assado e por ai vai, sabe aqueles sonhos quando você ta desligado de tudo esperando a viagem acabar eu ficava imaginando a minha administração. 

Eu fui eleito com o slogam “Mudar Para Valer” e evidentemente isso teria que ter um significado diferente, e teve, e continua tendo, de inicio, acabamos com o revanchismo político, sem perseguições, mudando a política e a forma de governar previlegiamos mais que qualquer outro governo os funcionários de carreira, os concursados em cargos de confiança. 

Outra mudança pra valer que beneficia diretamente a sociedade esta no modo de administrar, está no objetivo da coisa publica, veja bem só pra se ter uma idéia com recursos próprios hoje é investido 11 milhões na Saúde, 1 milhão no esporte, na assistência social alem das subvenções e convênios são mais 1,5 milhões nos programas sociais,  1,2 milhões em doações de materiais de construção para reforma de casa, na zona rural são mais de 2 milhões em recuperação e conservação de estradas, pontes e mata-burros e na educação alem do Fundeb colocamos mais uns 6 milhões de reais ou seja algo em torno de 24 milhões de reais. 

Só é possível isso Walmor porque meu governo esta determinado com esse compromisso, 99,5% do que compramos na prefeitura hoje é objeto de processo licitatório, e nesse ano, por exemplo, conseguimos através dos nossos pregões economizar mais de 5 milhões de reais nos bens e serviços que a prefeitura contratou.

É por essas razões que tem dinheiro pra investir no esporte, na saúde, na cultura, no social e nas estradas rurais, enfim eu considero isso uma Mudança Pra Valer. Então o que mudou pra valer são os Modos, a Pratica os Objetivos da nossa administração publica e isso é que faz a diferença para a população, sobretudo aquela mais fragilizada.

 

ET – E os resultados disso prefeito “Bagua”

Ai você tem que entender uma coisa, por exemplo, investimos todo esse dinheiro no esporte que para o município realmente é muito porque temos a certeza de que os resultados colhidos são os melhores, não com a formação de craques ou atletas que despontem para a profissionalização no esporte, mais sim pela forte função social que o esporte tem, contribui na formação do caráter do individuo, na inclusão social, na sociabilidade de diferentes classes e principalmente tira das ruas jovens e crianças afastando-os dos riscos das drogas e outros efeitos negativos existentes hoje nas ruas. 

Na saúde quando recebo uma pessoa agradecendo por uma cirurgia de cataratas, e já realizamos mais de 280 e queremos realizar quantas forem necessária ate o final do governo, é a mesma coisa com relação aos exames de diagnósticos de câncer , são quase 600 exames realizados, é assim com mamografias, cateterismos e tantas outras situações que não eram atendidas ou que havia uma fila de espera de anos, nós estamos fazendo isso. 

No Lar Solidário, durante a solenidade de encerramento anual, confraternizarmos com as mais de 1000 famílias, participantes dos projetos sociais do governo desenvolvidos para atender todas as idades durante o ano todo. 

Quando chego numa escola e vejo as crianças se alimentando, uma merenda que tem mérito nacional pela sua qualidade é gratificante, é a certeza de que estou cumprindo o meu papel de homem publico. Então é isso que acontece, os resultados estão ai. 

Estamos fazendo as coisas do jeito que elas precisam e tem que ser feitas isso também mudou pra valer nesta minha administração.

 

ET -  E com relação a obras o que você tem para dizer para a população?

Estamos fazendo aquelas que realmente são necessárias e que trazem benefícios direto para a sociedade como um todo. 

O governo estabeleceu um tripé de prioridades para cumprir seu programa de governo pactuado com o eleitor em 2008. 

Primeiro Educação de Qualidade: para viabilizar isso em termos de obras foi necessário informatizar e disponibilizar em todas as escolas a rede de comunicação (internet), reformar a Escola Cel. Julio Borges na Jaguarinha, a Escola Maria Santana no Quenta Sol e a Escola de Educação Infantil Silvia Vieira  aqui na cidade. Vamos também fazer algumas obras na Escola João Cordeiro e Tancredo Neves. 

Todas estas obras têm como objetivo proporcionar conforto para os alunos, higiene e sanidade de forma geral principalmente nas cantinas e refeitórios e dar melhores condições de trabalho para os profissionais da educação. Com isso os resultados estão aparecendo, cresceu nosso índice no IDEB, melhorou nossa classificação na Provinha Brasil, nossa merenda é referencia nacional. 

Enfim tudo isso esta melhorando muito em todos os sentidos a Educação Municipal de Sacramento. 

Saúde de Qualidade para Todos: Equipamos e mantemos todos os PSF com equipe completa de atendimento, construímos uma nova UBS - Unidade Básica de Saúde no Perpetuo Socorro, a UBS Dr. Milton Skaff, construímos a Farmácia de Minas buscando agilizar e melhorar a distribuição de medicamentos, promovemos várias melhorias na Santa Casa inclusive o novo Pronto Socorro.  

Construímos o Sistema de Interligação em Rede de todas as Unidades de Saúde para proporcionar agilidade na marcação de exames, distribuição de remédios e atendimento médico, todo esse trabalho já esta mostrando grandes avanços no atendimento ao nosso usuário de saúde. 

Desenvolvimento Econômico: A recuperação e conservação das estradas rurais é uma grande obra, necessária para viabilizar e garantir o escoamento do 26º PIB agropecuário do Brasil, fizemos obras para levar lazer e entretenimento as Comunidades Rurais.