O Prefeito Wesley De Santi de Melo e a advogada Ivone Regina Silva, Conselheira Seccional da OAB/MG, foram condecorados pelo governador Antônio Anastasia com a Medalha de Honra Juscelino Kubitscheck, uma das maiores honrarias do Estado de Minas Gerais, em solenidade realizada no domingo, 12, data do nascimento do ex-presidente, na praça JK, em Diamantina.
Realizada anualmente para relembrar a vida pública de Juscelino Kubitscheck e agradecer àqueles que contribuíram e contribuem de alguma forma através de relevantes serviços prestados na construção da história de Diamantina, Minas ou do Brasil, a cerimônia contou este ano com 201 personalidades e instituições do cenário político, econômico, social, cultural e esportivo para receber uma das duas divisões da comenda, a 'Grande Medalha' e 'Medalha de Honra'.
Para governador Anastasia, Juscelino reinventou o Brasil
Presidindo a solenidade, o governador Antonio Anastasia, após saudar os agraciados, segundo ele, merecedores do reconhecimento dos mineiros, relembrou a história de Diamantina, citando os tempos do garimpo e os filhos da terra que fizeram história como Felisberto Caldeira Brant, o escravo Isidoro, Chica da Silva, e, sobretudo, Juscelino Kubitschek.
De JK, o governador de Minas citou os valores por ele ensinados e que, ainda hoje, inspiram a superar os grandes desafios deste tempo. “Reunidos neste chão da história, estamos aqui justamente para reverenciar o líder visionário e sua herança de coragem, ousadia, independência e o seu grande amor por Minas e pelo Brasil. Sabia o presidente Juscelino que a superação do atraso só tinha um caminho: a conquista de um novo modelo de desenvolvimento. E foi por isso que ele cumpriu, em Minas e no Brasil, um mandato transformador e ousado. Quebrou paradigmas. Experimentou novas saídas para antigos problemas. Reinventou processos. Sob muitos aspectos, Juscelino reinventou o Brasil”, ressaltou o governador.
Criada pela Lei nº 11.902, de 5 de setembro de 1995, a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, foi entregue pela primeira vez em 1996. Ela é outorgada a personalidades que prestam ou tenham prestado serviços relevantes à sociedade, contribuindo para o crescimento de instituições políticas e governamentais de Diamantina, do Estado e do País.