Um dos atos mais importantes das comemorações dos 190 anos da cidade foi, com certeza, a celebração da Missa Te Deum e do Ofício de Laudes, na Igreja Mãe, a Mariz de Nossa do Desterro, no Desemboque, na segunda-feira, 23, às 8h00 da manhã, concelebrada pelo pároco do Desemboque, Pe. André Camargos e pelo pároco da Paróquia de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, Pe. Valmir Ribeiro.
Para os sacerdotes, a celebração foi uma experiência ímpar. “Com certeza, há muitíssimos anos, naquela igreja, não se canta o Oficio de Laudes e muito menos o Te Deum e, por estar confiada aos diocesanos e não a uma comunidade religiosa, acredito com muita certeza que teriam cantado lá o Ofício de Laudes’’, afirmou.
Disse mais: ‘‘De fato, a celebração, na minha compreensão, foi a cerimônia, não só a mais importantes, mas também a mais bonita. Tudo foi maravilhoso, a começar da viagem. Saímos às 5h30, vimos o sol nascer naqueles montes, as coisas tomando forma e depois termos podido cantar o Ofício de Laudes e o Te Deun, encheu a todos nós de muita alegria”, disse Pe. Valmir.
O Ofício foi cantado pelos sacerdotes e um grupo de canto que acompanhou os concelebrantes, diante do Santíssimo Sacramento exposto. “No momento da Súplica, convidamos o prefeito Wesley e os vereadores presentes, representando toda Sacramento para que se colocassem de joelhos, pedindo por todos. Foi um momento muito bonito e emocionante e que tenho a certeza de que nunca será esquecido por aqueles que presenciaram e rezaram conosco”, relatou Pe. Valmir.
Padre André, pároco da Matriz do Desemboque, foi quem proferiu a bênção do Santíssimo. “Aquela manhã foi importante para nós. Foi um retiro espiritual. Aquela comunidade simples, autoridades e nós depositamos, aos pés do Santíssimo e diante de Nossa Senhora do Desterro, a nossa igreja, nossa cidade, nosso povo. Para mim, que sou o responsável por aquela região rural ali, foi um momento importantíssimo na minha vida, ainda mais tendo a alegria de estar ao lado de Pe. Valmir, que é um padrinho. Depositei ali o meu sacerdócio...”, reconheceu Pe. André.
A Missa 'Te Deum' é uma missa solene de ação de graças a Deus, que se inicia com a frase, 'Te Deum laudamus', que se traduz como 'a Ti Deus, louvamos'. O Ofício de Laudes, ou a oração de Laudes destina-se a santificar o tempo da manhã, consagrando a Deus os primeiros movimentos e a atividade de todo o dia que começa. Além disso, evoca a Ressurreição de Cristo, a que a hora matutina desde sempre está associada.