Iniciam-se nesta sexta-feira, 20, os festejos comemorativos dos 190 anos de Sacramento. Uma vasta programação cívica, religiosa e de lazer foi preparada para comemorar a data, que tem sua culminância na terça-feira, 24, feriado municipal.
Hoje à noite, às 19h30, no Paço Municipal, será a abertura da Exposição Fotográfica das 100 personalidades mais populares ou conhecidas de Sacramento e, às 23h30, show com Sílvio e Robson, no Parque de Exposições 'Hugo Rodrigues da Cunha', com entrada franca. Amanhã, sábado, 21, às 21h00, abertura da XXX Expogal, do 31º Torneio Leiteiro, seguido de rodeio profissional e show com Chico Rey e Paraná. No domingo, 22, show com Gilberto e Gilmar, às 23h00.
Uma grande programação marcará a segunda-feira, 23, véspera do aniversário da cidade, a partir das 8h00, no Desemboque, de onde, há 190 nos partiu Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, na direção oeste, para construir, às margens do ribeirão Borá, onde já se encontravam garimpeiros faiscando pedras preciosas, a capela de indaiá, dedicada ao Santíssimo Sacramento, sob o Patrocínio de Maria, que daria origem a Sacramento.
No Desemboque, será celebrado o Te Deum, hino litúrgico católico atribuído a Santo Ambrósio e a Santo Agostinho, iniciado com as palavras, Te Deum Laudamus (latim), isto é, 'A Vós, ó Deus, louvamos', e que segundo a tradição, foi improvisado na Catedral de Milão num arroubo de fervor religioso desses santos.
A missa será celebrada na Matriz de Nossa Senhora do Desterro, Igreja Mãe de todo o Sertão da Farinha Podre (Triângulo Mineiro) e sul de Goiás, construída, segundo o historiador Borges Sampaio, em 1743. Logo após a celebração, haverá o acendimento da tocha olímpica dos 190 anos da fundação de Sacramento, que será conduzida por atletas sacramentanos até Sacramento, pelos caminhos percorridos por Conego Hermógenes.
A chegada da tocha olimpica à cidade está prevista para as 18h30, quando será recepcionada pela banda do 4º BPM/Uberaba. E, logo em seguida, será aceso o Círio dos 190 anos, na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. Às 19h30, inauguração da Praça Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento e do monumento Comemorativo dos 190 nos da fundação da cidade. Ás 23h30, show com Gino e Geno, no Parque de Exposições.
O dia 24, dia do aniversário da cidade, ás 5h00, alvorda festiva, 10h00, inauguração do Posto de Saúde 'Dr. Milton Skaff', no bairro Na. Sra. Do Perpétuo Socorro e, às 12h00, queima de fogos, banda, fanfarra e repique de sinos; às 17h00, solene procissão do Santíssimo Sacramento, seguida de missa e apresentação da peça, 'AS terras de Maria ausente', na Igreja Matriz. E, encerrando as festividades, às 23h30, show com Ricco e Ryan, no Parque de Exposições, com entrada franca.
Nesta edição especial de Aniversário da Cidade, com o título 'O que falta a Sacramento para...', o ET levou ao prefeito Wesley De Santi de Melo dez propostas de governo, levantadas junto à população. Veja a resposta do prefeito para cada uma delas.
O que falta a Sacramento para...
1ª - Ampliar o seu parque industrial e gerar mais empregos
Ao assumirmos o governo, deparamos com alguns problemas, o município endividado, uma forte crise mundial provocando uma grande perda de receitas e, como agravante, a dependência da receita do município, cerca de 80%, sustentada no ICMS e no FPM, ou seja, somos totalmente dependentes dos repasses do Governo Federal e Estadual. Diante desta situação, elaboramos um planejamento de ação possibilitando sanear as finanças e buscar um desenvolvimento econômico para o Município, centrando nossas ações no fomento comercial, industrial e na prestação de serviços. Com uma política direcionada para atingir o binômio – emprego e renda, incentivamos o setor produtivo e promovemos uma busca constante na implantação de novas empresas em Sacramento. Nossa política não tem sido em vão, a Koc Pitt, que já esta produzindo Adidas em Sacramento desde o ano passado, ofertando mais de 200 empregos diretos e até meados de 2011 deve chegar a 400.
A Sak's é outra empresa que também faz parte desta nossa política. Estamos trabalhando no sentido de trazer para Sacramento boa parte da sua capacidade produtiva e é uma empresa que pode chegar a gerar mais de 800 empregos diretos na nossa cidade, que hoje gira em torno de 600. No setor madeireiro e agropecuário, estamos trabalhando muito na recuperação e conservação de estradas, possibilitando aos mesmos condições de expansão dos negócios e, com isso, novas oportunidades de emprego e renda para os sacramentanos.
Ainda dentro desta política temos dado todo apoio possível para médias e pequenas empresas instaladas na nossa cidade.
Outra ação importante e bem elaborada para atender o binômio exposto acima, é a parceria que estabelecemos com várias empresas e o SINE, no sentido de oportunizar cursos, treinamento e capacitação, produzindo oferta de mão de obra qualificada.
O governo municipal vai continuar a promover um trabalho que visa à atração de novos empreendimentos para Sacramento, com o objetivo de gerar emprego e renda para a população e reduzir nossa forte dependência de receitas provenientes apenas do governo estadual e federal.
2ª - Instalar uma Escola Profissionalizante nas áreas agrícola, agropecuária e de calçados...
A renovação da parceria com o Instituto Federal do Triângulo (IFET) juntamente com o NEHCA resultou na concessão do Pólo Presencial da unidade do IFET em Sacramento. Isso, além da possibilidade de no futuro próximo, se tornar Campus para uma Escola Técnica Profissionalizante, poderá atender a demanda de cursos superiores e de especialização. Estamos buscando nesta área de ensino oportunidades que irão atender as demandas específicas para nossa região, tanto na área do agronegócio como também já pensando em um pólo industrial.
É muito importante nesta área da educação e formação técnica, ressaltar que a nossa preocupação começa no ensino fundamental, base necessária para o começo de uma boa formação. Área que também temos investido bastante.
3ª - Estruturar e permitir a freqüência de visitantes nos grandes sítios turísticos do município, como Desemboque, Estações de Cipó e Jaguara, Parque da Canastra...
Todos nós sabemos que, embora esta seja uma área complexa e de resultados de longo prazo, o turismo é de fundamental importância para o desenvolvimento do nosso município, razão suficiente para o governo não deixar de lado esta questão, muito pelo contrário, estamos trabalhando muito no sentido de começar a dar viabilidade ao nosso potencial turístico. Como temos um bom caminho percorrido no turismo, focado na fé e na religiosidade, estamos buscando agora estruturar novas fronteiras. Nesse sentido, já foi elaborado um trabalho realizado por uma empresa especializada de São Paulo, mostrando no seu bojo a potencialidade do nosso turismo de aventura, dos pontos de rara beleza existentes no município, os locais e a necessidade de investimentos e capacitação humana para que esses atrativos possam realmente se tornar um atrativo turístico.
Quanto ao turismo cultural e histórico, elaboramos um grande projeto de recuperação e revitalização do Desemboque e da estação da Jaguara, projetos que encontram em fase de análise e aprovação pelos órgãos do estado, nas suas respectivas áreas. Diante disso, sabemos que há muito trabalho a ser realizado tanto pelo governo como por empreendedores privados, essa junção é que fará de Sacramento no seu devido tempo uma grande atração turística do Brasil e por que não dizer do mundo.
4ª - Frear a monocultura da cana de açúcar e tornar o município um seleiro de produção agrícola diversificada...
5ª – Apoiar o pequeno produtor rural...
A política de agronegócio abrange parcerias e, principalmente, o respaldo que o governo pratica no sentido de apoiar os pequenos, médios e grandes produtores. Todos sabemos da limitação que os municípios têm com relação há uma política agrícola mais consistente. Mesmo com essas dificuldades, estamos desenvolvendo vários programas e ações de apoio ao produtor rural do Município e isso tem gerado resultados para a classe. O governo tem levado informações técnicas que visam melhorar as condições de trabalho do homem do campo e ampliar a sua capacidade de produção melhorando a sua renda.
Programas como o de liberação do calcário, o de doação de mais de 300 mil mudas de café e de eucalipto, a busca na efetiva retomada do programa 'Luz pra todos', com mais de 80 novos pontos de energia ligados nas propriedade da comunidade rural; somente em 2009, foram encaminhadas mais de mil amostras de solo em parceria com a EPAMIG, enfim, os grandes investimentos na recuperação e conservação da malha viária rural. Tudo isso no sentido de fortalecer e dar mais qualidade de vida ao homem do campo.
6ª - O SAAE completar a despoluição do ribeirão Borá em 100%...
Na questão de saneamento básico, o nosso município é privilegiado. Contamos com 100% de água e esgoto tratados, isso nós já recebemos prontos, estamos nessa nossa administração cuidando para manter neste índice toda a expansão imobiliária que está acontecendo na nossa cidade, expansão que tem sido grande e de uma velocidade impressionante, mas estamos atentos. A grande contribuição do nosso governo, na questão do saneamento é, sem dúvida, a implantação da coleta seletiva do lixo, ação que sabemos que somente será atingida dentro de um considerável tempo. Mas estamos sendo persistentes, desenvolvendo em parceria com a Hidroelétrica de Igarapava todo o processo de informação, educação e formação de uma cultura da importância desta ação na saúde e na qualidade de vida da população e do meio ambiente.
7ª - Instalar um centro de reabilitação e ressocialização de menores infratores...
O governo tem clareza desse mal que assola toda a sociedade. Elege como inimigo número um da família o CRACK, portanto, para nós, são prioridades políticas que contribuem para afastar jovens, crianças, pais e mães atingidos por esse mal. Nesse sentido, temos buscado as seguintes ações: Para os já viciados em drogas, estamos dando todo apoio possível para aqueles que manifestam o desejo de se livrar das drogas, patrocinando internações em várias clínicas de recuperação existentes no Brasil.
Sabemos também que melhor que a recuperação é impedir que jovens e crianças comecem a usar. Para isso, o governo busca praticar o desenvolvimento humano e social no cotidiano através de trabalhos e programas que vêm sendo desenvolvidos pelas superintendências de Desenvolvimento Humano e Social e de Juventude e Cidadania. Destacam-se o Projovem – que objetiva a inserção e a permanência do jovem dentro da sala de aula; o Educarte – voltado às atividades de promoção da higienização, reforço escolar, alimentação, esporte e aulas de dança; Integração – voltada para assistir pessoas com atividades na horta comunitária, além de inserirem no contexto social participando de palestras educativas (drogas, álcool, etc), para as mais de 600 mães que freqüentam o Lar Solidário, projetos e programas de assistência e orientação, o projeto Viver Melhor que atende a Melhor Idade com eventos, oficinas produtivas e aulas de ginástica e natação. Já no esporte, são aproximadamente 2.600 jovens e crianças desenvolvendo todas as modalidades esportivas, incentivadas com a participação de atletas em competições locais, regionais, estaduais e ate mesmo nacionais. Todo este investimento do governo municipal está imbuído no sentido de oportunizar ao jovem, à criança e à família sacramentana o direito da oportunidade, o direito da qualidade de vida, longe do mal das drogas.
8ª - Acabar com a violência de roubos e assaltos na cidade e na zona rural...
O governo mantém parcerias de incentivo junto à Segurança Pública. Por isso, apoia as Polícias Civil e Militar, através da manutenção da frota e convênios que culminam em obras na cadeia pública e várias discussões de interesse público para debater o tema. É válido ressaltar que, o governo não mediu esforços para reiniciar as obras da Companhia da PM onde abrigará o Pelotão, bem como, também, os esforços foram dados para a efetivação da SUAPI para o Município. Ações que visam dar segurança e tranqüilidade à família Sacramentana.
9ª - Instalar na Santa Casa de Misericórdia duas máquinas de hemodiálise e uma para tomografia computadorizada...
Saúde sempre foi e sempre será prioridade. A Santa Casa neste período todo recebeu subvenção acima das expectativas. Resultado: o hospital adquiriu raio-x portátil, reformou o raio x existente adquiriu a brinquedoteca, contratou profissionais médicos e enfermeiros, possibilitando melhoria e agilidade no atendimento, principalmente no Pronto Socorro. Estamos reformulando o prédio para dar mais comodidade de atendimento no Pronto Socorro e no próprio hospital. São mudanças e reformas que, sem dúvidas, irão facilitar a vida dos usuários.
Na saúde o governo tem procurado atender as necessidades da população. São 32 médicos, investimento de quase 30% do orçamento são destinados à saúde. Assumimos e encontramos uma fila imensa de exames e cirurgias a serem realizadas, já zeramos os cateterismos, as mamografias, exames de próstata biópsias, são mais de 4 mil exames por mês, em média, 5 mil atendimentos na Santa Casa e nos PSFs. Mesmo assim, ainda tem muito pra ser feito e estamos trabalhando tanto na prevenção que é o mais importante como na busca da melhoria do atendimento à população.
Quanto às questões da Tomografia Computadorizada e Hemodiálise ainda é, para o município, economicamente inviável, devido a população do nosso município. Esses atendimentos, em função das especificidades técnicas, inclusive, é prudentes que sejam realizados em Uberaba ou outros centros médicos com mais recursos.
10ª - Suprir todo o déficit habitacional de famílias de baixa renda...
Possibilitar condições dignas de moradia é dever dos governantes. No nosso programa de governo estabelecemos como meta construir 250 novas residências e reformas 350 casas, eu fico feliz em poder estar no segundo ano do mandato de poder estar realizando esta meta. Vai começar agora em setembro a construção do Residencial Eurípedes Barsanulfo e ate o final do ano o Jardim das Acácias. Até dezembro estaremos reformando ou doando material a cerca de 350 famílias. Não vamos parar por aí estamos trabalhando em parceria com a FETRAF no projeto de construção e reformas de 150 moradias na zona Rural e finalizada a fase dos contratos das 312 casas com a Caixa Econômica Federal iniciaremos uma nova etapa de negociações com o Governo Federal e a Caixa, para possibilitar a construção de mais 300 novas residências para Sacramento. Então, acredito que nós, Sacramentanos, temos motivos pra estar felizes. Podemos, sim, comemorar os 190 anos de Sacramento. Aproveito, para convidar o povo ordeiro, honesto e trabalhador de Sacramento para participar das festividades dos 190 anos que, na oportunidade, estaremos entregando à população o novo PSF do Perpétuo Socorro e a Praça de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, com a simbologia de demonstrar nossa gratidão de fé. Fica aqui meu muito obrigado.
1ª - Ampliar o seu parque industrial e gerar mais empregos
Ao assumirmos o governo, deparamos com alguns problemas, o município endividado, uma forte crise mundial provocando uma grande perda de receitas e, como agravante, a dependência da receita do município, cerca de 80%, sustentada no ICMS e no FPM, ou seja, somos totalmente dependentes dos repasses do Governo Federal e Estadual. Diante desta situação, elaboramos um planejamento de ação possibilitando sanear as finanças e buscar um desenvolvimento econômico para o Município, centrando nossas ações no fomento comercial, industrial e na prestação de serviços. Com uma política direcionada para atingir o binômio – emprego e renda, incentivamos o setor produtivo e promovemos uma busca constante na implantação de novas empresas em Sacramento. Nossa política não tem sido em vão, a Koc Pitt, que já esta produzindo Adidas em Sacramento desde o ano passado, ofertando mais de 200 empregos diretos e até meados de 2011 deve chegar a 400.
A Sak's é outra empresa que também faz parte desta nossa política. Estamos trabalhando no sentido de trazer para Sacramento boa parte da sua capacidade produtiva e é uma empresa que pode chegar a gerar mais de 800 empregos diretos na nossa cidade, que hoje gira em torno de 600. No setor madeireiro e agropecuário, estamos trabalhando muito na recuperação e conservação de estradas, possibilitando aos mesmos condições de expansão dos negócios e, com isso, novas oportunidades de emprego e renda para os sacramentanos.
Ainda dentro desta política temos dado todo apoio possível para médias e pequenas empresas instaladas na nossa cidade.
Outra ação importante e bem elaborada para atender o binômio exposto acima, é a parceria que estabelecemos com várias empresas e o SINE, no sentido de oportunizar cursos, treinamento e capacitação, produzindo oferta de mão de obra qualificada.
O governo municipal vai continuar a promover um trabalho que visa à atração de novos empreendimentos para Sacramento, com o objetivo de gerar emprego e renda para a população e reduzir nossa forte dependência de receitas provenientes apenas do governo estadual e federal.
2ª - Instalar uma Escola Profissionalizante nas áreas agrícola, agropecuária e de calçados...
A renovação da parceria com o Instituto Federal do Triângulo (IFET) juntamente com o NEHCA resultou na concessão do Pólo Presencial da unidade do IFET em Sacramento. Isso, além da possibilidade de no futuro próximo, se tornar Campus para uma Escola Técnica Profissionalizante, poderá atender a demanda de cursos superiores e de especialização. Estamos buscando nesta área de ensino oportunidades que irão atender as demandas específicas para nossa região, tanto na área do agronegócio como também já pensando em um pólo industrial.
É muito importante nesta área da educação e formação técnica, ressaltar que a nossa preocupação começa no ensino fundamental, base necessária para o começo de uma boa formação. Área que também temos investido bastante.
3ª - Estruturar e permitir a freqüência de visitantes nos grandes sítios turísticos do município, como Desemboque, Estações de Cipó e Jaguara, Parque da Canastra...
Todos nós sabemos que, embora esta seja uma área complexa e de resultados de longo prazo, o turismo é de fundamental importância para o desenvolvimento do nosso município, razão suficiente para o governo não deixar de lado esta questão, muito pelo contrário, estamos trabalhando muito no sentido de começar a dar viabilidade ao nosso potencial turístico. Como temos um bom caminho percorrido no turismo, focado na fé e na religiosidade, estamos buscando agora estruturar novas fronteiras. Nesse sentido, já foi elaborado um trabalho realizado por uma empresa especializada de São Paulo, mostrando no seu bojo a potencialidade do nosso turismo de aventura, dos pontos de rara beleza existentes no município, os locais e a necessidade de investimentos e capacitação humana para que esses atrativos possam realmente se tornar um atrativo turístico.
Quanto ao turismo cultural e histórico, elaboramos um grande projeto de recuperação e revitalização do Desemboque e da estação da Jaguara, projetos que encontram em fase de análise e aprovação pelos órgãos do estado, nas suas respectivas áreas. Diante disso, sabemos que há muito trabalho a ser realizado tanto pelo governo como por empreendedores privados, essa junção é que fará de Sacramento no seu devido tempo uma grande atração turística do Brasil e por que não dizer do mundo.
4ª - Frear a monocultura da cana de açúcar e tornar o município um seleiro de produção agrícola diversificada...
5ª – Apoiar o pequeno produtor rural...
A política de agronegócio abrange parcerias e, principalmente, o respaldo que o governo pratica no sentido de apoiar os pequenos, médios e grandes produtores. Todos sabemos da limitação que os municípios têm com relação há uma política agrícola mais consistente. Mesmo com essas dificuldades, estamos desenvolvendo vários programas e ações de apoio ao produtor rural do Município e isso tem gerado resultados para a classe. O governo tem levado informações técnicas que visam melhorar as condições de trabalho do homem do campo e ampliar a sua capacidade de produção melhorando a sua renda.
Programas como o de liberação do calcário, o de doação de mais de 300 mil mudas de café e de eucalipto, a busca na efetiva retomada do programa 'Luz pra todos', com mais de 80 novos pontos de energia ligados nas propriedade da comunidade rural; somente em 2009, foram encaminhadas mais de mil amostras de solo em parceria com a EPAMIG, enfim, os grandes investimentos na recuperação e conservação da malha viária rural. Tudo isso no sentido de fortalecer e dar mais qualidade de vida ao homem do campo.
6ª - O SAAE completar a despoluição do ribeirão Borá em 100%...
Na questão de saneamento básico, o nosso município é privilegiado. Contamos com 100% de água e esgoto tratados, isso nós já recebemos prontos, estamos nessa nossa administração cuidando para manter neste índice toda a expansão imobiliária que está acontecendo na nossa cidade, expansão que tem sido grande e de uma velocidade impressionante, mas estamos atentos. A grande contribuição do nosso governo, na questão do saneamento é, sem dúvida, a implantação da coleta seletiva do lixo, ação que sabemos que somente será atingida dentro de um considerável tempo. Mas estamos sendo persistentes, desenvolvendo em parceria com a Hidroelétrica de Igarapava todo o processo de informação, educação e formação de uma cultura da importância desta ação na saúde e na qualidade de vida da população e do meio ambiente.
7ª - Instalar um centro de reabilitação e ressocialização de menores infratores...
O governo tem clareza desse mal que assola toda a sociedade. Elege como inimigo número um da família o CRACK, portanto, para nós, são prioridades políticas que contribuem para afastar jovens, crianças, pais e mães atingidos por esse mal. Nesse sentido, temos buscado as seguintes ações: Para os já viciados em drogas, estamos dando todo apoio possível para aqueles que manifestam o desejo de se livrar das drogas, patrocinando internações em várias clínicas de recuperação existentes no Brasil.
Sabemos também que melhor que a recuperação é impedir que jovens e crianças comecem a usar. Para isso, o governo busca praticar o desenvolvimento humano e social no cotidiano através de trabalhos e programas que vêm sendo desenvolvidos pelas superintendências de Desenvolvimento Humano e Social e de Juventude e Cidadania. Destacam-se o Projovem – que objetiva a inserção e a permanência do jovem dentro da sala de aula; o Educarte – voltado às atividades de promoção da higienização, reforço escolar, alimentação, esporte e aulas de dança; Integração – voltada para assistir pessoas com atividades na horta comunitária, além de inserirem no contexto social participando de palestras educativas (drogas, álcool, etc), para as mais de 600 mães que freqüentam o Lar Solidário, projetos e programas de assistência e orientação, o projeto Viver Melhor que atende a Melhor Idade com eventos, oficinas produtivas e aulas de ginástica e natação. Já no esporte, são aproximadamente 2.600 jovens e crianças desenvolvendo todas as modalidades esportivas, incentivadas com a participação de atletas em competições locais, regionais, estaduais e ate mesmo nacionais. Todo este investimento do governo municipal está imbuído no sentido de oportunizar ao jovem, à criança e à família sacramentana o direito da oportunidade, o direito da qualidade de vida, longe do mal das drogas.
8ª - Acabar com a violência de roubos e assaltos na cidade e na zona rural...
O governo mantém parcerias de incentivo junto à Segurança Pública. Por isso, apoia as Polícias Civil e Militar, através da manutenção da frota e convênios que culminam em obras na cadeia pública e várias discussões de interesse público para debater o tema. É válido ressaltar que, o governo não mediu esforços para reiniciar as obras da Companhia da PM onde abrigará o Pelotão, bem como, também, os esforços foram dados para a efetivação da SUAPI para o Município. Ações que visam dar segurança e tranqüilidade à família Sacramentana.
9ª - Instalar na Santa Casa de Misericórdia duas máquinas de hemodiálise e uma para tomografia computadorizada...
Saúde sempre foi e sempre será prioridade. A Santa Casa neste período todo recebeu subvenção acima das expectativas. Resultado: o hospital adquiriu raio-x portátil, reformou o raio x existente adquiriu a brinquedoteca, contratou profissionais médicos e enfermeiros, possibilitando melhoria e agilidade no atendimento, principalmente no Pronto Socorro. Estamos reformulando o prédio para dar mais comodidade de atendimento no Pronto Socorro e no próprio hospital. São mudanças e reformas que, sem dúvidas, irão facilitar a vida dos usuários.
Na saúde o governo tem procurado atender as necessidades da população. São 32 médicos, investimento de quase 30% do orçamento são destinados à saúde. Assumimos e encontramos uma fila imensa de exames e cirurgias a serem realizadas, já zeramos os cateterismos, as mamografias, exames de próstata biópsias, são mais de 4 mil exames por mês, em média, 5 mil atendimentos na Santa Casa e nos PSFs. Mesmo assim, ainda tem muito pra ser feito e estamos trabalhando tanto na prevenção que é o mais importante como na busca da melhoria do atendimento à população.
Quanto às questões da Tomografia Computadorizada e Hemodiálise ainda é, para o município, economicamente inviável, devido a população do nosso município. Esses atendimentos, em função das especificidades técnicas, inclusive, é prudentes que sejam realizados em Uberaba ou outros centros médicos com mais recursos.
10ª - Suprir todo o déficit habitacional de famílias de baixa renda...
Possibilitar condições dignas de moradia é dever dos governantes. No nosso programa de governo estabelecemos como meta construir 250 novas residências e reformas 350 casas, eu fico feliz em poder estar no segundo ano do mandato de poder estar realizando esta meta. Vai começar agora em setembro a construção do Residencial Eurípedes Barsanulfo e ate o final do ano o Jardim das Acácias. Até dezembro estaremos reformando ou doando material a cerca de 350 famílias. Não vamos parar por aí estamos trabalhando em parceria com a FETRAF no projeto de construção e reformas de 150 moradias na zona Rural e finalizada a fase dos contratos das 312 casas com a Caixa Econômica Federal iniciaremos uma nova etapa de negociações com o Governo Federal e a Caixa, para possibilitar a construção de mais 300 novas residências para Sacramento. Então, acredito que nós, Sacramentanos, temos motivos pra estar felizes. Podemos, sim, comemorar os 190 anos de Sacramento. Aproveito, para convidar o povo ordeiro, honesto e trabalhador de Sacramento para participar das festividades dos 190 anos que, na oportunidade, estaremos entregando à população o novo PSF do Perpétuo Socorro e a Praça de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, com a simbologia de demonstrar nossa gratidão de fé. Fica aqui meu muito obrigado.