Trabalhadores sem diploma de educação formal, que queiram obter certificados que atestem os conhecimentos profissionais adquiridos ao longo da vida, pela prática, podem buscar o Programa Certific, dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. De acordo com o MEC, o objetivo do Programa Certific é atender trabalhadores que há muito tempo desempenham a mesma função, mas não têm a formação comprovada por um diploma.
As inscrições iniciaram-se na segunda-feira, 16, e vão até o dia 10 de setembro, com emissão gratuita dos certificados. Inicialmente, serão reconhecidos os profissionais das áreas de música, pesca e aquicultura, turismo, construção civil e eletroeletrônica.
O trabalhador será avaliado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, pedagogo e especialistas da área. Depois da entrevista, há duas possibilidades. Se for constatada a excelência do trabalhador, ele recebe um certificado do instituto federal, comprovando sua qualificação. Caso sejam constatadas falhas técnicas, o próprio instituto federal se encarrega de oferecer a formação ao trabalhador. Se for constatado déficit escolar, o trabalhador é encaminhado para uma escola de educação básica para, posteriormente receber o certificado. Não há custos e nem limite de vagas.
Mais informações no site do MEC – http://portal.mec.gov.br