Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Presidente do PT MG visita Sacramento

Edição nº 1213 - 09 Julho 2010

O Economista e  Mestre em Ciências  Políticas, deputado federal Reginaldo Lopes, 37, presidente do PT de Minas Gerais, esteve em Sacramento na tarde do dia, 6, acompanhado de Pompílio Canavez e assessores, para uma visita aos companheiros de partido sobre as eleições de 2010.

 “Vamos discutir as questões nacionais e estaduais para que todos estejam afinados com os propósitos do partido e, também, mostrar o trabalho realizado neste meu segundo mandato como deputado federal. Vou enfim fazer uma prestação de contas, porque o mandato de um deputado federal tem duas facetas: a primeira que é sempre pensar no país como um todo, nos programas e projetos que dialoguem com o Brasil como um todo; a segunda, é pensar local e regionalmente”, justificou Reginaldo. 

Reginaldo destacou algumas de suas atuações  na Câmara Federal sobretudo voltadas às questões da juventude, que segundo ele, não eram contempladas pela Constituição Federal. “Conseguimos sucesso com o Projovem, no qual o Governo injetou R$ 6 bilhões e outras políticas nacionais para o jovem, com a PEC da Juventude, que está no Senado e vai dar uma perspectiva para os jovens.

Outro projeto recente do deputado prevê a reformulação  no Ensino Médio no país, que, segundo ele, não tem um papel definido e está desfocado da realidade. “Ele não garante  duas habilidades que o jovem precisa: a primeira, garantir uma formação específica; a segunda, não inseri o aluno ao mundo da pesquisa. Para o jovem só restam dois caminhos: ficar desempregado ou ingressar numa universidade sem talento algum. Entendo que precisamos de um ensino médio diversificado, de onde o  jovem deve sair do ensino médio formado, apto  em alguma coisa. O Brasil precisa disso”, adianta. 

Pompílio Canavez, natural de São João Del Rei, radicado em Alfenas, onde foi prefeito por duas gestões, falando da importância da visita, disse que o partido tem que se preparar para esse momento. “Nossa visita tem esse caráter de planejamento, organização. Estamos num momento de elaboração do nosso programa de governo, por isso vimos a Sacramento ouvir sugestões dos companheiros sacramentanos que sejam importantes para o partido, o país e o estado nesse momento”, explica Canavez, que é candidato a deputado estadual. 

Como membro do diretório, Canavez adiantou sua simpatia pelo projeto de hidrovia no lago de Furnas, que ligará o Sul de Minas e, futuramente, ao Triângulo, através do rio Grande, até os rios  Tietê e Paraná,  e que teve o  primeiro passo dado no dia 1º de julho, quando em Formiga, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, assinou o protocolo de intenções para execução de um diagnóstico de viabilidade técnica, ambiental e econômica do projeto.