A Prefeitura de Sacramento e o IEF – Instituto Estadual de Florestas, vai beneficiar cerca de 50 proprietários rurais para recuperar as matas ciliares e proteger nascentes de água em suas propriedades, através do Programa de Fomento Ambiental. De princípio, serão doados 3.300 postes, 800 kg de adubo, 500 kg de isca formicida, 29.700 m de arame farpado, 150 kg de grampos (arestas) e 7.700 mudas de espécies nativas a esses primeiros inscritos, num investimento de aproximadamente R$ 60 mil.
O técnico agrícola da secretaria, Marcelo Ricardo de Souza, responsável pela coordenação do programa no município, reconhece que o material doado não é suficiente diante da demanda do município. “Não temos dados oficiais, mas segundo estimativa, calculam-se mais de 2 mil minas d'água em todo o município e não temos dados também sobre quantas estão protegidas. É um trabalho que estamos iniciando agora, mas que terá prosseguimento até atender a todos, a partir da prestação de contas desse primeiro grupo de fazendeiros beneficiados”, disse.
As nascentes d'água devem ser protegidas, de acordo com a legislação ambiental, cercando-se uma área 50 m em raio a partir do olho d'água, ou seja, 0,8 ha (8.000 m²), com mourões fincados de três em três metros com três fios de arame.
Segundo o secretário Luiz Constantino Bizinoto, 50 famílias serão beneficiadas com esse programa. “Essas famílias terão a oportunidade de participar de um programa que é de interesse geral das comunidades, bem como de todo o município. O governo está fazendo a sua parte, intercedendo junto aos órgãos competentes para proporcionar que a responsabilidade ambiental seja cumprida. Agora cada proprietário deverá assumir esta causa se comprometendo a cuidar e proteger as margens dos rios, evitando as pragas e os incêndios”, disse o secretário, ressaltando que o programa não beneficia pessoas que têm necessidade de recuperar área por imposição de multas, processos judiciais ou compensação ambiental.
Todas as pessoas que se inscreveram ao programa já podem entrar em contato com a secretaria, no Centro Administrativo.
(Fonte e Foto: Asscom/Daniel Afonso/ Redação)