O prefeito Wesley De Santi de Melo entregou ao presidente da Câmara, na tarde dessa quinta-feira, 4, o projeto de lei que reajusta o salário dos servidores municipais em 10%. O anúncio foi feito na segunda-feira, 1º, durante almoço de confraternização com os servidores públicos municipais, no salão de festas São Clemente, em comemoração ao Dia do Servidor Público.
“Fiz questão de trazer pessoalmente este projeto, que concede aumento de 10% a todos os servidores da prefeitura e do SAAE, e passá-lo às mãos do presidente da casa, para que seja apreciado em plenário, a partir da próxima reunião”, disse o prefeito Wesley ao entregar o projeto de lei ao Prof. Carlos Alberto Cerchi.
Disse o prefeito que, em princípio, a previsão de aumento seria um reajuste de 6%. “Mas, após muitas análises e discussões, concluímos que esse percentual não daria para repor as perdas, porque não houve aumento em 2009. Por isso, a reposição salarial é de 10%, o que representa um aumento real para todos”, disse mais o prefeito, destacando que estava com essa decisão cumprindo mais uma promessa de campanha, a de olhar a questão do servidor público.
Outra notícia que levou euforia aos funcionários foi o anúncio de que a administração pública contratou uma empresa especializada para elaborar o Plano de Carreira do Servidor Municipal. “Sabemos que muitas coisas têm que ser analisadas. Uma delas é o plano de carreira e, já contratamos uma firma para sua elaboração. Os servidores serão chamados para a discussão e pretendemos enviá-lo para a câmara o mais rápido possível”, informou.
De acordo com o prefeito, o reajuste de 10% representará um impacto de R$ 1. 584 mil na folha, por ano. “Esperamos agora a aprovação da Câmara para esse reajuste. Em 2011, pretendemos dar um outro reajuste, até porque estamos aguardando o resultado de uma ação contra a Cemig, que poderá propiciar, inclusive um reajuste no tíquete”, afirmou.
Berto Cerchi diz que Plano de Carreira é mais importante do que aumento
O presidente da Câmara, Prof. Carlos Alberto Cerchi, agradecendo a deferência do prefeito ao entregar pessoalmente o projeto de lei de aumento do funcionalismo, para ser apreciado pela Câmara, disse que “mais importante do que o reajuste é o plano de carreira”.
De acordo com o presidente, o aumento é uma antiga reivindicação da casa. “O projeto vem de encontro às aspirações dos vereadores que estão sempre cobrando o reajuste para os servidores municipais”, disse, revelando que a Câmara também vai fazer o reajuste dentro do plano de carreira, pelo mérito do funcionário, conforme avaliação de desempenho.
Informou Berto Cerchi que determinou à secretaria da Câmara que fizesse um estudo comparativo dos salários pagos em Sacramento com outras cidades da região. “Constatamos que o valor do salário dos funcionários da Câmara de Sacramento, com a Câmara de Uberaba, por exemplo, em alguns cargos, chegou a mais de 100%. Mas esse ano visamos à remuneração dentro do plano de carreira, porque é obrigação nossa incentivar o plano de carreiras, que considero mais importante que o reajuste”, frisou.
Prosseguindo, o presidente afirmou que o aumento de 10% dado pelo prefeito Wesley vai corrigir uma distorção de administrações passadas, que fizeram propaganda, colocaram em outdoor e, na verdade, o reajuste não foi significativo”, disse, lembrando também os tíquetes criados pelo então prefeito Nobuhiro Karashima, que continuam sendo adotados pelos demais prefeitos.
Participaram também a reunião, o vereador Danylo Gonçalves Silva e o secretário de Governo, José de Anchieta Oliveira.