Com a presença de três assessoras da empresa vencedora da licitação, Qualass Consultoria, de Uberlândia, arquitetas Janine Souza Lougon Moulim e Nathália Rocha, e a assistente social Neusa Comotti, a Prefeitura Municipal iniciou nessa quinta-feira, 15, a segunda etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, abordando agora o tema, 'Diagnóstico do setor habitacional', que deve se estender até outubro.
Nesta quinta-feira, 22, a comissão realizou a 3ª Reunião Participativa com os bairros, Cajuru, João XXIII, Residencial Isaías Borges da Mata, Alto Estação e adjacentes.
O PLHIS, uma exigência do Ministério das Cidades, é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação – SNHIS, que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo.
O processo de elaboração do PLHIS contempla três etapas: proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação, que resultam em um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional.
Janine explica que o PHIS é um documento que prevê o Plano Habitacional para no mínimo 15 anos. “O PLHIS vai programar os gastos da prefeitura com habitação e seu déficit habitacional’’, disse.