Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Candidato ao Senado, Fernando Pimentel visita Sacramento

Edição n° 1223 - 17 Setembro 2010

O ex-prefeito de Belo Horizonte, hoje candidato ao Senado pelo PT, Fernando Pimentel, esteve em Sacramento na manhã dessa quinta-feira, 15, quando foi recepcionado pelos correligionários e simpatizantes, no Paheco's Buffet, com um café da manhã. Estavam presentes o prefeito Wesley De Santi de Melo, o presidente da Câmara, Carlos Alberto Cerchi, além de prefeitos e lideranças políticas da cidade e região. 

Vários discursos marcaram o encontro com destaque para  o presidente Oscar Justino Alves, presidente do PT local, que deu as boas vindas, vereador Carlos Alberto Cerchi ressaltando aspectos históricos da cidade, importância da visita para a cidade. 

O prefeito Wesley De Santi lembrou que Pimentel foi eleito ‘o melhor prefeito do país’. ‘‘E nada melhor do que um prefeito jovem e competente para representar as cidades no Senado Federal, alguém que vivenciou essa realidade por quase 20 anos. Precisamos de gente jovem. Minas Gerais tem que olhar para esse lado. Senado não é casa de repouso’, disse o prefeito Wesley, afirmando que estava feliz com a visita. ‘‘Fico feliz em recebê-lo e poder dar todo meu apoio’’.

Fernando Pimentel, após saudar os presentes, disse: “Quando a gente está num encontro de prefeitos, vereadores temos que levar em conta que são as pessoas que lidam mais de perto com os problemas da população. E eu me sinto em casa, não porque fui prefeito  de BH com uma gestão bem avaliada, graças a Deus, mas me sinto em casa, porque antes de ser prefeito fui secretário de prefeitura. Passei 16 anos de minha vida na prefeitura de BH. Acordava e dormia pensando na cidade  e em como resolver os problemas, que na realidade são os mesmos, o que muda é só o tamanho da cidade  e dos problemas”.

O candidato, Fernando Pimentel, afirmou às lideranças que entende mesmo é de município. “Quero ir para Brasília pra ser o senador das cidades, dos prefeitos, dos vereadores, porque falta – e esse não é nenhum julgamento depreciativo –  no Senado um olhar mais carinhoso com os municípios  e não é só com os municípios mineiros, não, é com os municípios brasileiros, mas tenho que falar por Minas”. 

Falando ainda sobre a função do Senado, Pimentel citou inúmeras questões dos municípios e do país como um todo que precisam da atenção do senado: a questão  da malha viária, da ajuda aos pequenos e médios produtores, o agronegócio, a produção agropecuária, sugerindo a criação de um 'fundo federal' de apoio e recuperação das estradas rurais, de apoio aos pequenos e médios agricultores e que poderiam ser usados mediante apresentação de projetos por parte dos municípios

Citou que 50 mil famílias mineiras se dedicam fabricação de queijo artesanal, que não podem ser comercializados, por conta de uma lei federal de 1954, que proíbe esse produtor de ter o SIF. “ Por que não mudar isso? E vejam, a Legislação da França, que é grande exportadora de queijo, permite que o queijo artesanal seja vendido no mundo inteiro, mas a nossa não. É papel de Senador se debruçar em cima disso e mudar isso”, destacou. 

Concluindo, Pimentel reafirma o compromisso de trazer o Senado para perto da  pessoas, trabalhar pelos municípios. 

De Sacramento, Fernando Pimentel seguiu para Araguari e de lá para outras cidade da região.