O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TREMG), através da Seção de Gestão Sustentável do Tribunal, realizou, em 2018, a campanha Eleições Sustentáveis, com o objetivo de sensibilizar candidatos, partidos e coligações a darem destinação correta às sobras de material de campanha. Após a realização do pleito, o resultado foi considerado muito positivo: foram entregues mais de 11 toneladas de santinhos, panfletos, adesivos e outros tipos de material.
Todo o material foi encaminhado a associações ou cooperativas de trabalhadores de materiais recicláveis durante e após o período eleitoral, inclusive no dia das eleições. O TREMG fez uma parceria com algumas organizações em todo o estado de Minas Gerais, que receberam as doações e darão destinação correta aos materiais. O projeto foi coordenado pela Seção de Gestão Sustentável do Tribunal.
Ainda de acordo com o TREMG, em Belo Horizonte, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolheu nas ruas, no dia 7 de outubro, quando aconteceu o primeiro turno das Eleições 2018, cerca de 54 toneladas de lixo eleitoral, material que também está sendo encaminhado a cooperativas de reciclagem, com exceção do que estava sujo ou molhado.
A campanha vem demonstrando sucesso. Conforme o TRE, nas eleições gerais, em 2014, candidatos, partidos e coligações entregaram espontaneamente, em todo o Estado, cerca de 7,5 toneladas de material de campanha, incluindo cavaletes, cartazes, adesivos e santinhos. Em 2016, a entrega espontânea de material, na capital, totalizou 200 quilos de santinhos e 20 quilos de adesivos. Quem recebeu o material foi a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de Belo Horizonte (Coopemar).