Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

I Exponelore é sucesso total

Edição nº 1177 - 30 Outubro 2009

Isso aqui é igual a uma menina, quando começa a passear, tem que fazer a sobrancelha, passar um batom, é isso que falta aqui, dar o toque final, é coisa pouca, mas que faz a diferença. 

Foi dada a largada! O sucesso da I Exponelore foi total e a satisfação dos participantes é grande. “Sacramento deu o pontapé inicial, foi plantada a semente, agora é adubar, regar e colher os frutos. Geograficamente, Sacramento está muito bem localizada e está no caminho certo. Os animais aqui podem competir em qualquer lugar do país, eu tenho certeza de que essa exposição vai pegar e vai atrair muita gente”, afirmou o juiz Carlos Alberto de Souza Celestino, o juiz Beto, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ, após o encerramento do julgamento e premiação. 

Beto elogiou também a estrutura do parque. “Muito bem localizado no perímetro urbano, falta alguma coisinha que é preciso adequar. Já passei para os organizadores o que deverá ser feito: nivelar a pista de apresentação dos animais; construir pelo menos mais um galpão, evitando o improviso das tendas; abrir um restaurante mais popular para atender todo mundo, com comida caseira, arroz, feijão, uma salada, costela assada, um 'zoiudo' (ovo frito). Como acontece em outros parques, todo mundo come ali: peões, tratadores, patrões, juízes, quem estiver no parque, todos comem no mesmo local”, sugeriu.

O juiz aconselhou ainda a construção de banheiros com chuveiro para os peões que ficam no parque com os animais. “Eles dormem no parque com os animais e não vão sair daqui pra tomar banho. Conheço esse pessoal, eles não largam os animais pra nada...”, afirmou. “Enfim – prosseguiu - o parque é muito bom, asfaltado, limpo, agora é só fazer algumas adequações. Falta passar o batom. Isso aqui é igual a uma menina, quando começa a passear, tem que fazer a sobrancelha, passar um batom, é isso que falta aqui, dar o toque final, é coisa pouca, mas que faz a diferença. O custo do investimento é pequeno, frente à grandiosidade que isso aqui se tornará”.

Concluindo, Beto desaconselhou o uso de barracas. “Não é dar o local para barraqueiros, porque o pessoal vem aqui pra julgamento de animais, mas é preciso uma estrutura adequada para o pessoal, ainda mais para o ano que vem que está previsto o leilão de elite. Quem vem aqui é gente interessada em nelore”, finalizou.

 

De acordo com informações, Carlos Alberto de Souza Celestino está entre os seis melhores juízes de nelore do país. 

 

 

Prefeito Wesley: “Isso é investimento na pecuária e no município”

O prefeito Wesley e Santi de Melo – Baguá, acompanhou de perto o julgamento final dos animais da I Exponelore. “Quando surgiu a oportunidade de realizar a exposição ranqueada, envidamos todos os esforços para que isso pudesse acontecer, porque acreditamos nessa vocação agropecuária de Sacramento. Com certeza, esse evento vai gerar divisas para o município, gerar empregos e renda”, disse.

Justificando a realização da I Exposição de Nelore no município, o prefeito enumerou dois fatores fundamentais: “A localização geográfica é uma delas, a proximidade com Uberaba, o polo nacional do nelore e, sobretudo, o fato de termos no município excelentes criadores de nelore, um deles, o José Humberto Ramos, que participa nacionalmente de exposições”, disse mais.

 Segundo Wesley foi graças a esses criadores que a Prefeitura conseguiu trazer para Sacramento a exposição ranqueada do nelore. “Agora está consolidada, nossa exposição fará parte do calendário de exposições de nelore no país”, afirmou, demonstrando o apoio do poder público.  “E nós, através da prefeitura estaremos aí pra dar apoio, principalmente, por reconhecer o futuro dessas atividades agropecuárias. O mundo terá cada vez mais população, mas a terra continua a mesma, por isso é preciso investir em genética tanto na pecuária como na agricultura”, justificou.

Falando da importância da exposição para os criadores, o prefeito explicou que a pontuação dada aos animais agrega valor sobre ele. “A mesma pontuação dada para um animal aqui, é dada em todo o país, e quanto maior a pontuação mais valor é agregado ao animal. O que vale é a somatória de pontos em cada julgamento para o ranking nacional. Isso foi um ganho pra nosso município. Explicou. 

 

Para a realização da I Exponelore foram feitas algumas adequações no parque, tais como: a construção de lavador, instalação de balança para a pesagem dos animais, tendas para abrigar animais e os expositores presentes durante o julgamento. “A prefeitura deu o suporte necessário para a realização do evento e vamos continuar dando esse suporte para firmar o evento na cidade, que será conhecido nacionalmente. Hoje, na TV nos leilões de nelore, a gente vê a ficha do animal e lá estará a participação e a pontuação desse animal na Exponelore de Sacramento”, concluiu.

 

Luciano Skaff: “a Exponelore superou as expectativas”

O empresário rural, Luciano Skaff, coordenador do Parque de exposição 'Hugo Rodrigues da Cunha', se disse satisfeito cm a realização da I Exponelore. “Tudo superou as expectativas, a qualidade do gado que está apto a concorrer em qualquer lugar do país, o número de participantes, a presença dos criadores no julgamento e, sobretudo a satisfação dos proprietários dos animais com a pontuação para o ranking nacional”, disse.

Segundo Skaff, a avaliação de todos os envolvidos foi positiva. “Inclusive, o juiz Beto disse que temos condições de dobrar o número de animais para o próximo ano. E, para isso, já temos planos. Em parceria com a Prefeitura, cujo apoio do prefeito Baguá está sendo fundamental, vamos adequar ainda mais o parque, implementando algumas obras sugeridas, como nivelamento da pista de desfile dos animais, reabrir o Restaurante para melhor receber os expositores e, para isso, vamos também buscar apoio junto à Associação Mineira de Nelore”, afirmou.

Confira os resultados:

Premiações Machos: Grande Campeão da Raça – Gotan Cruz Alta – do criador e expositor, João Paulo Mendonça (Fazenda Cruz Alta – Conquista/MG); e Reservado Grande Campeão da Raça – Murieko do Colorado, de Marcelo R. Mendonça (Estância Colorado – Orlândia/SP).

Premiações Fêmeas:Grande Campeã da Raça: Clássica FIV da MPSE, de Toni Salloum (Fazenda Arco Azul – Restinga/SP); e Reservada Grande Campeã da Raça – Hankara Cruz Alta, de João Paulo Mendonça, de Conquista/MG

 

Prefeitura contrata veterinária para melhoria da genética

De acordo com o prefeito Baguá, a Exponelore é um despertar para mais produtores investirem em melhoramento genético e um passo já foi dado pra esse fim. “Estamos dando um passo atrás do outro. Recentemente, contratamos uma veterinária para ficar à disposição dos pecuaristas do município. O objetivo é ajudar os produtores, criadores de gado no melhoramento genético seja no gado de corte, seja no leiteiro”, disse.

 

Na mesma linha de investimentos, o prefeito disse que a secretaria de Agricultura e Pecuária estará distribuindo duas toneladas de calcário para a formação de pastagens. “Estiveram presentes na Exponelore vários produtores criadores de nelore, cujo plantel ainda não está preparado para participar de uma exposição desse nível. Houve por parte de todos um interesse grande no sentido de investir na melhoria genética de seu rebanho. Assim, havendo esse investimento por parte da Prefeitura, com certeza, teremos um futuro promissor na criação do nelore no município” – finalizou.