Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Toninho Andrade: esforço para solução do alto custo de fertilizantes no país

Edição nº 1133 - 21 Dezembro 2008

O deputado federal, Antônio Andrade (foto), relator da Subcomissão Especial que trata de políticas para o mercado de fertilizantes, está envidando esforços para solucionar o problema dos altos custos dos fertilizantes no país. Para o deputado, os agricultores têm grande chance de sair dos 72% da dependência de importação do produto. Para tanto, Toninho Andrade, como é conhecido na região,  levou à subcomissão o    assessor de Gestão Estratégica da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Ali Saab, para discutir o assunto, que, na oportunidade falou sobre as ações adotadas pelo governo para solucionar a questão do alto custo de fertilizantes no Brasil.  

Saab estimou que as empresas têm 6,8 milhões de toneladas de fertilizantes em estoque. O produto, segundo ele, foi importado quando os preços estavam altos e agora, com o recuo das cotações no mercado internacional, as empresas têm dificuldades para repassá-lo aos agricultores brasileiros e defendeu que  o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES financie a importação de matéria-prima para a produção de fertilizantes e, também, apresentou a experiência de um grupo de  21 cooperativas do Paraná que formou um consórcio para tentar quebrar o monopólio existente no mercado brasileiro de fertilizantes, através da importação direta e compra conjunta, cuja atuação começará no ano que vem. 

Conforme projeções divulgadas por Saad, a demanda interna por fertilizantes deve ser de 23 milhões de toneladas este ano. “Em dez anos, o consumo de fertilizantes chegará a 34 milhões de toneladas”, estimou, demonstrando preocupação com "o oligopólio, o alto índice de concentração" no setor agrícola. "Hoje há uma concentração no mercado de venda de fertilizantes e de compra de commodities", disse, atacando  as indústrias fornecedoras de insumos. “Elas não estão preocupadas com a questão do preço. O aumento expressivo de preço não significa desinteresse dos produtores por fertilizantes. O produto é insubstituível", afirmou, lembrando  que “o mais importante nessa discussão é a relação de troca e não o preço do produto”. 

  Ao final da explanação de Saad, o deputado Toninho Andrade ressaltou: “Hoje, vejo que nós temos uma grande chance de sairmos dos 72% da dependência de importação e isso é resultado de muito trabalho.”  (Fonte: Ascom - Isabela de Lima Avelar Moura, Assessora de Comunicação da Câmara dos Deputados)