O Plano de Diretor Participativo de Sacramento – PDP, em tramitação na Câmara Municipal desde o dia 22 de setembro, foi analisado em Braília, conforme informações dadas pelo relator, Aristócles Borges da Matta, Papinha, do PDT, que esteve em Brasília, entre os dias 4 a 6 de outubro, acompanhado do vereador Luiz Constantino Bizinoto, Luizão.
Segundo Papinha, o PDP foi analisado por Claúdia Santos, Diretora Nacional de Urbanismo, órgão do Ministério das Cidades e técnicos do Cefor – Centro de Formação Tecnológica, órgão consultivo da Câmara dos Deputados e Interlegis, órgão consultivo do Senado Federal. “Ao analisar o Plano, os técnicos sugeriram algumas alterações pontuais que não mudam a fundamentação e essência do Plano. Sugeriram adequação às leis ambientais do Estado de Minas Gerais, que segundo eles são as mais adiantadas do país”, informa Papinha.
Atendendo às sugestões dos técnicos do Cefor e Interlegis, Papinha e Luizão estarão em Belo Horizonte entre os próximos dias 17 a 20, para junto à Secretaria de Estado do Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMADS, para adequação do PDP às normas ambientais.
Papinha justifica que a análise do PDP em Brasília, deve-se à sua participação no curso sobre Plano Diretor, ministrado pelo Cefor e Interlegis, em quatro módulos de 36 horas cada um. “Esse curso dá suporte pra gente analisar o PDP e abre portas para dirimir quaisquer dúvidas”, afirma.