Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Padre Eugênio lança livro em Sacramento


O missionário redentorista, Pe. Eugênio Antônio Bizinoto, lançou em Sacramento, na noite do dia 19 de maio, o livro, ‘Para conhecer e amar Nossa Senhora’. O lançamento do livro aconteceu após a missa mariana, concelebrada por ele e pelo pároco, Pe. Levi Fidelis Marques. Familiares do escritor e autoridades, como o prefeito Joaquim Rosa Pinheiro, o presidente da Câmara, Bruno Scalon Cordeiro, o ex-promotor de Sacramento, Márcio de Oliveira Pereira, dentre outros marcaram presença à solenidade de lançamento e noite de autógrafos.

A solenidade, cujo cerimonial ficou a cargo da Prefeitura Municipal, foi abrilhantada pela pianista Cláudia Regina Cruvinel e Bia Almeida com o Hino de Sacramento.
O presidente da Câmara, discursou em nome do Executivo e do Legislativo, enaltecendo o trabalho de padre Eugênio e o seu livro que “abre corações para o amor a Maria. Devemos, não apenas conhecer e amar, mas também imitar Maria”, disse Cordeiro.

A verve literária surgiu ainda nos bancos escolares

Coube ao ex-professor de Pe. Eugênio, o jornalista Walmor Júlio Silva, oblato redentorista e seu amigo particular, a apresentação do ex-pupilo. "O menino Eugênio, eu o conheci no Seminário Santíssimo Redentor, de gratíssimas memórias. Aluno brilhante. A sua inteligência era mais ou menos como o seu tamanho, enorme. Destacava-se pela responsabilidade, compenetração e, como conseqüência, um invejável aproveitamento escolar. Foram os belos anos do curso Colegial, também em nossa querida escola Coronel, ali com o mesmo brilhantismo", elogiou.
Sobre a verve literária do ex-aluno, o professor destacou: "Não sei bem quando Padre Eugênio começou a editar em cadernos ou livros suas composições. Sei que há muitos anos, eu enxerguei um aluno que já demonstrava uma verve literária. Suas redações em sala de aula, bem contextualizadas, coesas, originais, gramática quase impecável e riquíssima em conteúdo... Talvez abusasse um milímetro do estilo filosófico e que vejo, hoje, ficou no tempo..."
Professor Walmor elogiou a linguagem simples e natural, dinâmica e rica do escritor e parabenizando-o concluiu: "Do menino do Seminário Menor, que contemplei e admirei há 30 anos atrás, contemplo e saúdo hoje, junto à minha comunidade, um grande escritor. Parabéns!"

Ex-professora elogia livro de padre Eugênio

A ex-professora de matemática de padre Eugênio, Ivone Regina Silva foi incumbida da apresentação do livro. "Para conhecer a amar Nossa Senhora' apresenta um bibliografia riquíssima em conteúdo bíblico e teológico, de onde anotou citações maravilhosas, brilhantes e emocionantes, dignas de encômio, denotando seu total esmero em levar-nos a cultivar a vida mariana através da riqueza de doutrina e de orações colocadas à nossas inteligência e a nossa alma, situando a figura de Maria".

A seguir, a ex-professora discorreu sobre cada um dos 18 capítulos do livro, concluindo: "Padre Eugênio encerra seu livro, deixando-nos uma magnífica mensagem sobre a devoção mariana, através da Mariologia como prática importante em nossa vida cristã, amando e venerando Nossa Senhora como a virgem imaculada, ´vestida de sol e coroada de estrelas´. Padre Eugênio consegue que cada leitor vá se aprofundando o relacionamento com Nossa Senhora, mediante o amor, a invocação, a imitação e a veneração para com Aquela que nos orienta para Deus, fonte de toda a graça, ao qual se deve toda honra e louvor".

Escritor homenageia sacramentanos

O lançamento do livro, 'Para conhecer e amar Nossa Senhora', marcou o início da preparação para a novena em louvor à Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, que foi o tema da palestra proferida por padre Eugênio, que discorreu sobre a santa e a sua proteção sobre a cidade.

Após a palestra, padre Eugênio fez algumas homenagens a sacramentanos, simbolizando a sua gratidão por todos desta terra: professora Célia Maria de Almeida Costa; o empresário Marcel Scalon Cerchi; o agropecuarista, Paulo Marinceck; o lojista, José Ezequiel Dantas; o radialista, Benedito Adão dos Reis; o prefeito Joaquim Rosa Pinheiro; o pároco, Pe. Levi Fidelis Marques; o escritor Carlos Alberto Cerchi; o ex-colega de escola, Antonio Alberto Bianchini Júnior; sua mãe, Terezinha Bizinoto e o ex-professor e jornalista Walmor Júlio Silva.

Todos foram homenageados ao final da cerimônia com um cartão de prata, a exceção do jornalista, que recebeu sua placa, na vizinha cidade de Conquista, a pedido de Pe. Eugênio, que, constrangido, justificou a Walmor, que o pároco, Levi Fidelis Marques, negou que sua homenagem fosse feita naquela igreja.

Padre Eugênio lança livro também em Conquista

Padre Eugênio Antônio Bizinoto lançou também o livro, 'Para amar e conhecer Nossa Senhora',em sua terra natal, Conquista. A solenidade de lançamento e autógrafos foi realizada também na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, após missa mariana celebrada pelo próprio autor. Ao discursar, Padre Eugênio ressaltou a devoção a Nossa senhora de Lourdes, patrona da cidade de Conquista e enalteceu a cidade onde nasceu e onde estão as suas origens, pois foi lá que primeiro chegaram os Bizinotto, há mais de 100 anos, se espalhando depois pelas cidades da região.

Padre Eugênio mudou-se com a família para Sacramento por volta dos quatro anos e só deixou a cidade, quando foi estudar em Campinas. Voltou a morar em Sacramento em 1991, no Seminário, onde auxiliava na formação propedêutica. "Mas com muita honra, fui agraciado como título de cidadão desta terra, o que pra mim foi um orgulho muito grande, porque o povo sacramentano foi para mim um grande pedagogo, porque me deu a formação escolar, religiosa, humana e espiritual e devo a devoção mariana ao povo de Sacramento, por Nossa Senhora D´Abadia e Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento", reconheceu.